A RESPOSTA ESTÁ COM O CONGRESSO
A resposta para o título principal deste editorial, ainda que a MÍDIA ABUTRE seguirá afirmando, dia após dia, que o governo é o real e único responsável pela INVESTIGAÇÃO PARLAMENTAR, cabe exclusivamente ao CONGRESSO NACIONAL, que mais uma vez está deixando para sabe lá quando o andamento da necessária TRAMITAÇÃO de dezenas de PROJETOS/REFORMAS que estão em ESTADO DE MOFO, alguns dependendo de aprovação nas mais diversas Comissões e outros da apreciação em plenário das duas Casas.
ROTA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
A título de informação , eis aí uma lista de PROJETOS/REFORMAS extremamente importantes que, obtendo a aprovação dos deputados e senadores, têm o PODER DE LEVAR O NOSSO BRASIL A ENTRAR NUMA IMPORTANTE -ROTA DE CRESCIMENTO E DESEVOLVIMENTO-. Algo, insisto, que não tivemos a oportunidade de experimentar nesses últimos 40 anos ou mais.
LISTA DE PROJETOS/REFORMAS
PEC 45/19 – REFORMA TRIBUTÁRIA
PEC 35/20- REFORMA ADMINISTRATIVA
PL 191/20 MINERAÇÃO EM TERRAS INDÍGENAS
PL 2646/20 DEBÊNTURES DE INFRAESTRUTURA
PL 3877/20 AUTORIZA O BANCO CENTRAL A RECEBER DEPÓSITOS DE INSTIUIÇÕES FINANCEIRAS
PL 5518/20 CONCESSÕES FLORESTAIS
PL 5587/19 PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRÁS
PL 6093/19 DOCUMENTO ÚNICO DE TRANSPORTE
PL 6726/16 TETO REMUNERATÓRIO NO SERVIÇO PÚBLICO
PEC 188/19 PACTO FEDERATIVO
PEC 186/19 PEC EMERGENCIAL
PEC 187/19 PEC DOS FUNDOS PÚBLICOS
PL 4199/20 MARCO REGULATÓRIO DA CABOTAGEM – BR DO MAR
PL 5191/20 FUNDO DE INVESTIMENTO AGRÍCOLA
PL 3178/19 PARTILHA DO PETRÓLEO E GÁS NATURAL
PL 7843/17 EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA
PLS 261/18 MARCO REGULATÓRIO DA FERROVIAS
PLS 232/16 MODERNIZAÇÃO DO SETOR ELÉTRICO
ESQUERDA ORGANIZADA
Infelizmente, por tudo que estamos lendo, ouvindo e assistindo, a OPOSIÇÃO A TUDO AQUILO QUE PODE FAZER DO BRASIL UM PAÍS DE PONTA E REALMENTE PRONTO PARA DECOLAR, não quer, de jeito nenhum, que as coisas boas aconteçam. Entre os OPOSITORES MAIS FEROZES figuram, com muito destaque: a MÍDIA ABUTRE, o STF e os PARTIDOS DE ESQUERDA, tipo PT, PSOL, PDT, PCdoB, PSB, além de vários empresários adoradores e dependentes do velho PATRIMONIALISMO.
ATRASO FERROVIÁRIO
Aliás, a propósito do PL que trata do MARCO DAS FERROVIAS, eis aí o comentário feito pelo jornalista Alexandre Garcia, com o título ATRASO FERROVIÁRIO:
Desde 2018 está parado no Senado um projeto de lei que institui um novo marco das ferrovias no Brasil, que pode gerar a curto prazo R$ 25 bilhões em investimentos. Um sinal claro do atraso estratégico do Brasil é um país deste tamanho não investir em ferrovias.
Esse projeto cria uma nova “rede ferroviária” no país. O objetivo é que uma empresa interessada em construir a malha ferroviária construa e possa usufruir dela depois que a obra estiver pronta. Não seria necessário licitação.
Já há até quatro grandes projetos encaminhados caso esse texto seja aprovado. Uma dessas ferrovias vai de São Mateus (ES) a Sete Lagoas (MG), uma distância de 560 km. Outra vai de Açailândia (PA) a Alcântara (MA), uma malha de 515km.
As outras duas malhas vão ligar Luziânia (GO), Unaí (MG) e Pirapora (MG); e Lucas do Rio Verde (MT) a Rondonópolis (MT). Ambas passam por grandes regiões produtoras. Por enquanto está tudo parado e irá continuar assim porque agora os senadores estão ocupados com essa CPI da Covid. (Gazeta do Povo). Que Tal?