CONVERSA INFORMAL
Ontem, sentado confortavelmente na varanda da bela casa da Villa Miragalli, na Costa Amalfitana, com a vista do mar Tirreno à minha frente, iniciei uma conversa informal com alguns empresários, a maioria italiana.
POLÍTICA E ECONOMIA
O papo, como geralmente acontece nestas ocasiões, iniciou pela troca de elogios sobre a indiscutível beleza do lugar. Mas, tão logo me apresentei dizendo ser brasileiro, da área da comunicação, aí não teve jeito: a conversa acabou enveredando mesmo para a política e economia.
TRÊS COISAS
Todos, cheios de curiosidade, me perguntaram quase que ao mesmo tempo, três coisas: 1- o que está acontecendo com a economia brasileira; 2- o que é o tal de MENSALÃO; e, 3- qual o envolvimento do ex-presidente Lula e seu partido com as falcatruas.A razão para tais indagações, como deixaram claro, deriva do fato de que, ultimamente, a maioria dos jornais europeus vem falando muito sobre esses assuntos.
FAMA DE LULA NO EXTERIOR
Pois, para que todos entendessem o que acontece com o Brasil, comecei a minha exposição esclarecendo que a fama conquistada pelo ex-presidente Lula no exterior se deve, principalmente, à solidez do nosso sistema financeiro, o qual já havia sido reformado no governo anterior, pelo presidente FHC. E que, em função disso o Brasil passou a receber forte ingresso de capitais estrangeiros.
DUAS RAZÕES
A seguir tratei de explicar que o Brasil passou a ser conhecido mundialmente a partir de 2008, por duas importantes razões: 1- tinha sido incluído na lista dos países que compõem o BRICS; e, 2- com o estouro da Bolha Imobiliária mundial, milhares de investidores temerosos queriam um porto seguro para depositar suas economias.
VITRINE
Como, naquele exato e bom momento, o Brasil estava sendo governado pelo ex-presidente Lula, criou-se uma falsa imagem mundial de que ele era o grande responsável pela vitrine que fazia do nosso país uma Nação Emergente promissora e confiável. Mais: com forte disposição e capacidade para apresentar um longo crescimento econômico.
MITO
Foi, portanto, ali que se criou o mito de que Lula era, de fato, um grande estadista e/ou um político honesto acima de qualquer suspeita. Mesmo que a verdade já esteja sendo revelada, muitos ainda se recusam a acreditar que o nosso ex-presidente tivesse a capacidade para fazer tanta gente de boboca por tanto tempo por este mundo afora. Porém, diante da enxurrada de denúncias, e, principalmente pelo desfecho que o STF está dando para os envolvidos no Mensalão, já se percebe que aquele encantamento vai, paulatinamente, sendo substituído por um ar de nojo e rebeldia por parte dos mais esclarecidos que se deixaram levar por tamanha ingenuidade.Continua amanhã...