DILEMA
Mais do que sabido, quando se diz que alguém está ENFRENTANDO UM DILEMA, esta situação significa que este alguém está diante de uma DECISÃO extremamente difícil. Pois, se levarmos em conta boa parte daquilo que a REALIDADE ESCANCARA -a céu aberto e/ou fechado- no nosso empobrecido Brasil, os DILEMAS que precisamos enfrentar não são poucos, e como tal, para evitar perdas maiores exigem DECISÕES DRÁSTICAS E RÁPIDAS.
DESTRUIÇÃO DOLOSA
Se aqueles que vivem e investem no cada dia mais afundado Estado do RS já estão ENFRENTANDO DILEMAS TERRÍVEIS, isto não significa que a situação daqueles que moram, trabalham, consomem e investem em outros estados da nossa FALIDA FEDERAÇÃO não estão preocupados com o presente e o futuro da ECONOMIA que está passando por um claríssimo processo de DESTRUIÇÃO INTENCIONALMENTE DOLOSA.
TAMANHO GGG
Como estamos diante de problemas sérios e muito graves, alguns aumentando sobremaneira dia após dia, antes de admitir que estamos diante de um ou vários DILEMAS é preciso checar: 1- se os problemas apontados realmente existem; e, 2- qual o TAMANHO dos mesmos e, uma vez confirmados, se há uma clara possibilidade de vencê-los. Vejamos alguns deles, que além de SÉRIOS são de TAMANHO GGG.
PERIGOSO
1-Segundo o GLOBAL PEACE INDEX 2024, divulgado nesta semana, o BRASIL é um dos 50 países MAIS PERIGOSOS DO MUNDO, e o terceiro pior da América Latina. O estudo, produzido pelo Institute for Economics and Peace (IEP), se baseia em 23 indicadores para aferir o nível de segurança em 163 países do mundo. Os indicadores são baseados em três eixos: conflitos em curso, medidas de segurança e proteção, e militarização.
COMPETITIVIDADE
2- Segundo estudo elaborado pelo International Institute for Management Development (IMD), em parceria, no Brasil, com o Núcleo de Inovação e Tecnologias Digitais da Fundação Dom Cabral (FDC), o BRASIL CAIU PARA A 62ª POSIÇÃO DO RANKING MUNDIAL DE COMPETITIVIDADE, que avalia o cenário de 67 países. Para definir o rankeamento, são observadas as vantagens comparativas entre as economias de cada país, avaliando crescimento, bem-estar social e infraestrutura. A grosso modo, é uma medida que avalia o quanto um país é melhor ou pior que seus pares para render sobre as mesmas condições.
GASTO COM MILITARES
3- A FOLHA DE PAGAMENTO DOS MILITARES DO BRASIL é, em termos proporcionais, mais de TRÊS VEZES MAIOR QUE A VISTA NOS EUA. Atualmente, 78% dos gastos militares brasileiros são destinados a pessoal da ativa, da reserva e pensões. Em 2024, essa conta somará R$ 77,4 bilhões. O peso da FOLHA DE PAGAMENTO DOS MILITARES é um tema antigo de debate das contas públicas, especialmente quando o Brasil é comparado a outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, a fatia destinada ao pessoal consome 22% do orçamento militar, segundo dados da Peter G. Peterson Foundation – entidade que acompanha contas públicas nos EUA.
ENCRENCA
4- Segundo o incompetente ministro da Fazenda, Fernando Haddad, “O Brasil é uma ENCRENCA. Um negócio difícil de administrar. Às vezes quem está numa posição de poder não está fazendo a coisa certa pelo País. Isso é a coisa mais triste e difícil de lidar na vida pública no Brasil.”
BOLSA E DÓLAR
Como se percebe, nitidamente, MORAR, PRODUZIR, CONSUMIR E INVESTIR no Brasil virou um DILEMA MUITO SÉRIO. Isto explica a queda incessante do ÍNDICE DA NOSSA BOLSA DE VALORES e a ALTA -SEM PARAR- DA COTAÇÃO DO DÓLAR EM RELAÇÃO AO REAL. Que tal?