Artigos

01 nov 2019

NOVEMBRO: ÚLTIMO MÊS -ÚTIL- DE 2019


Compartilhe!           

ÚLTIMO MÊS ÚTIL DO ANO

Chegamos ao penúltimo mês do ano, que mais parece o último mês do calendário. Isto porque, tradicionalmente, o mês de dezembro ganha espaço para dedicação às festas de confraternização, ao amigo secreto e/ou férias natalinas onde o retorno às atividades normais acontece só na semana seguinte à entrada do ano novo.


PREMISSA VERDADEIRA

Mais: partindo desta premissa que tem se revelado verdadeira ano após ano, todas as medidas econômicas que o Brasil precisa para aumentar o desempenho das atividades produtivas, se dependerem de aprovação dos nossos valorosos deputados e senadores só serão apreciadas a partir de fevereiro, quando encerra as férias dos parlamentares.


REFORMA TRIBUTÁRIA

Diante desta realidade nua e crua o que nos resta é esperar que todos tenham o máximo de boa vontade para que tudo de bom aconteça nestes próximos 30 dias -úteis- do mês de novembro. Entretanto, se levarmos em conta que qualquer PEC tem prazo relativo longo para ser apreciada, aí não há como exigir (aliás, quem somos nós para exigir qualquer coisa?) que a REFORMA TRIBUTÁRIA seja aprovada neste ano. 


PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020

Considerando, também, a declaração que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia deu, ontem, dizendo que a REFORMA ADMINISTRATIVA deve entrar em tramitação após a aprovação (?) da REFORMA TRIBUTÁRIA, daí não há como não concluir que antes do encerramento do primeiro semestre de 2020 é praticamente impossível a aprovação destas duas REFORMAS.


PRÉ SAL, PRIVATIZAÇÕES, ETC...

Diante deste quadro de enorme e assustadora embromação, o negócio é aguardar a realização do LEILÃO DO PRÉ-SAL (marcado para o próximo dia 6/11); a aceleração das PRIVATIZAÇÕES; o encantado PACTO FEDERATIVO;  o exercício pleno da LEI DA LIBERDADE ECONÔMICA; e, se possível, a implementação das medidas que independem de aprovação do Congresso sejam implementadas.


2020 - UM ANO PROMISSOR

Pois, independente da homérica burocracia -a grande marca registrada do setor público-, o fato é que vamos encerrar 2019 numa situação extremamente melhor daquela que deixamos para trás em dezembro de 2018. Ainda que o mundo esteja se apresentando com uma cara carrancuda sob o aspecto econômico,  o fato é que a MATRIZ ECONÔMICA, sob a batuta do ministro Paulo Guedes, está sinalizando, com muita clareza, que 2020 vai ser um ano muito promissor.