Artigos

09 nov 2007

NOTÍCIA BOMBÁSTICA


Compartilhe!           

VIBRAÇÃO
Mesmo que vários assuntos precisem ser comentados e opinados, neste grave momento de descobertas de atos de corrupção pelo Brasil afora, não há como não comentar a notícia mais importante do ano no Brasil: a descoberta das novas reservas de petróleo e gás no campo de Tupi, na bacia de Santos, que pode colocar o País entre as 10 maiores reservas do mundo.
SUBLINHAR
Embora todos os meios de comunicação já tenham divulgado, exaustivamente, o importante acontecimento, ainda assim não posso deixar de sublinhar a informação e também vibrar com ela.
VALORIZAÇÃO
As ações da Petrobrás já disseram com todas as letras o que representa esta estupenda descoberta. A valorização de 15% dos papéis, tanto ON quanto PN no pregão de ontem da Bovespa, foi simplesmente espetacular.
EXPORTADOR
Com a descoberta descomunal do petróleo, que está estimada entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris, as novas reservas mudarão a posição do país no mercado internacional do óleo negro. Passaremos a ser um país exportador do produto, coisa que até agora nem em sonho foi cogitado.
TOP 10
O Brasil, enfim, está pronto para passar de uma nação intermediária para o primeiro patamar do mundo do petróleo. Estamos nos elevando ao nível dos países árabes e da Venezuela.
PAÍS DE SORTE
Mesmo que leve de seis a sete anos para que as novas reservas sejam exploradas comercialmente, o fato é que o Brasil é mesmo um país cheio de sorte. E mais sorte ainda tem o presidente Lula, que está se deliciando com a notícia.
COMEMORAÇÃO
Se uma descoberta de petróleo já é algo que precisa sempre ser comemorado, mais ainda quando a commodity está cotada em torno de US$ 100/barril. Aí é dose. Não há como desdenhar.
PESO DAS AÇÕES
A notícia da descoberta da mega jazida foi tão significativa que o índice da Bovespa, embora tenha fechado em baixa, em razão da crise do mercado de hipotecas (que ainda vai durar algum tempo), a Petrobrás teve alta magnífica. Considerando o peso das ações da Petro na formação do índice Bovespa, a alta dos papeis serviu para abrandar a queda apresentada pela Bovespa.