GEORREFERENCIAMENTO - 1
Pouca gente está sabendo, mas atenção: Quem possui um imóvel rural com mais de 500 ha (ou com qualquer área após outubro de 2005) e necessita registrar um novo ato em sua matrícula - uma escritura de compra e venda ou de inventário, por exemplo ? receberá do Oficial do Registro de Imóveis uma exigência para realizar o georreferenciamento do imóvel nos termos da Lei 10.267/01. No RS, por exemplo, mais de 90% das propriedades tem até 500 ha. Pois bem, através desta sutil e importante exigência estará ocorrendo, felizmente, a maior revolução no sistema de registro e controle dos imóveis rurais já efetuada no país e, provavelmente, no mundo.
GEORREFERENCIAMENTO - 2
O Brasil, colonizado por Portugal onde o controle da ocupação da terra não era exatamente um problema face as suas reduzidas dimensões e a estabilidade feudal, distingue-se até hoje dos demais paises ocidentais - em especial dos sul-americanos colonizados pela Espanha -, por não possuir um sistema de controle geométrico da configuração das propriedades sobre seu território. Somos, portanto, de último mundo neste aspecto.
GEORREFERENCIAMENTO - 3
Em todos os nossos paises vizinhos, para efetivarem-se os efeitos dos registros exemplificados, o interessado necessita apresentar documentos em dois órgãos: no Registro de Imóveis, que como aqui controla a sucessão documental da titularidade de uma matrícula, e no catastro nacional (com ?t? por originar-se do sistema napoleônico francês denominado catastre, que controla a sucessão de desmembramentos e remembramentos de cada polígono geométrico definidor de uma propriedade dentro do pais (?el padrón? em espanhol).
UMA DEBANDADA DE FIÉIS?
Encerrado o funeral do Papa João Paulo II, as atenções se voltam agora para a escolha do novo Papa. Por princípio preferi dar este tempo para também entrar no campo das especulações sobre quem deve ser o escolhido para o novo mandato. Mas, pelo venho acompanhando pela imprensa, muitos gaúchos estão cheios de satisfação se imaginando com a possibilidade de ver um conterrâneo no cargo. Creio que, se estiverem certos vamos viver uma nova realidade religiosa no mundo. E a debandada de fiéis e convertidos será muito grande para outras religiões. Mesmo sem ser praticante vou tratar também de cair fora, pois de neocomunismo basta o que está se aproximando velozmente no Brasil.
ADESÕES PERIGOSAS
Para quem não sabe, Diogo Mainardi até antecipou o assunto na sua coluna da revista Veja desta semana. Caso o Conclave do Vaticano, por hipótese, se decida mesmo por Hummes, aí o mundo todo estará condenado e perdido. Por enquanto só o RS e boa parte do Brasil está se acabando com as propostas defendidas pelo Cardeal. Principalmente pelas adesões que faz às invasões de terras e às maravilhas ditas e oferecidas por Fidel Castro, Hugo Chávez e Cia.
INGRESSO PARA O INFERNO
Espero que ainda haja tempo para corrigir estas questões emocionais, típicas de um sentimento puramente bairrista. Para que não influenciem nas decisões de escolha do novo Sumo Pontífice. Apesar de estar convencido de que a Igreja vem trilhando um perigoso caminho do atraso, quero crer que ainda não o suficiente para eleger como Papa alguém como o nosso Cardeal. Anote aí: João Paulo II foi quem conseguiu tirar a Polônia do comunismo. Hummes, por sua vez, quer o ingresso do Brasil no inferno.
CONDENADOS AO FRACASSO
A Camara de Vereadores de Porto Alegre não gosta mesmo de desenvolvimento. Quer a cidade mergulhada definitivamente no atraso. Pelo visto prefere muito mais as carroças e quantas mais tiver, melhor deve ficar a Capital. Até os empreendimentos maiores, que geram mais atividade econômica, mais atividade pessoal e mais tudo, por uma penada ficaram impedidos de acontecerem. Esta a qualidade de vida que resta. A pior.