Artigos

28 out 2004

MOVIDA PELA INVEJA E FRUSTRAÇÃO


Compartilhe!           

A FRUSTRADA
A petíssima, ou petérrima Maria da Conceição Tavares até que andava recolhida, esquecida e ausente dos noticiários. Magoada e frustrada por não ter sido convidada a participar da equipe econômica do governo Lula, por quem se emprenhou bastante para que chegasse à presidência, nem por isso deixou de ficar atenta aos acontecimentos. Ainda é cedo para saber se quer voltar a fazer parte dos noticiários, mas, de qualquer forma, já usou o expediente para insultar aqueles que ocupam os cargos que ela tanto gostaria de estar à frente.
COERÊNCIA
Numa das declarações aproveitáveis, quando Dona Conceição afirmou que não existe macroeconomia de esquerda, mostrou coerência. Esta revelação, que desde o primeiro dia de governo venho escrevendo e falando, mostra que tem mais efeito quando é dita pelos próprios petistas. Observem que a sociedade empresarial, totalmente embriagada pelas políticas monetarista, cambial e fiscal adotadas pelo BC, fez com que confundissem o regime socialista do atual governo como se fosse um novo capitalismo.
POLÍTICA CONSERVADORA?
Conceição Tavares preferiu nominar a atual política macroeconômica como conservadora. Aí errou mesmo. O BC não tem nada de conservadorismo, mas de austeridade e coragem para defender a moeda a ponto de enfrentar toda a sociedade com elevação dos juros como está fazendo. Não tenho notícias se Dona Tavares continua ministrando aulas de economia. No entanto, tenho muita pena daqueles que vão na mesma direção da mestra. Em várias oportunidades em que se manifestou sobre a nossa economia, esbravejou defendendo tudo aquilo que os caloteiros defendem. Por isso, talvez, nunca tenha sido escolhida para ocupar cargo neste governo.
A INVEJOSA
Ao declarar que os diretores do BC se aproveitam do cargo para depois ficarem ricos, chamando-os de "falcões", Conceição Tavares ainda não sabe que até no futebol é a mesma coisa. Ao serem convocados para a Seleção, os atletas passam a ter preferência na contratação por diversos clubes. E ganham mais dinheiro com isto. Alguma coisa errada? Passam a ser falcões? Creio que o sentimento da economista é mesmo de inveja.
LINHAS MAIORES
O que Conceição Tavares acabou confessando, e isto é que importa, é que o regime socialista, de esquerda, aparece claramente através de outras políticas. E usou a educação com grande símbolo da chamadas \"Linhas Maiores\" de governo. É aí, pois, que precisamos ter cuidados, coisa que os festejos para com a política econômica acertada está fazendo com que ninguém perceba os avanços do socialismo no Brasil.
ALTA DO EURO
Se viajar para a Europa já era proibitivo pelo alto custo de vida lá, imaginem com o preço do euro se elevando dia após dia. Na semana passada quando informei que o aumento do preço do petróleo se justificava também pelo aumento do euro, aí está a prova. Os próprios europeus afirmam que o valor do euro ao menos ameniza a alta do óleo.
RESQUÍCIOS DA FEIRA K - RAQUETAS
Já faz bastante tempo que as raquetes de tênis são feitas com plástico e, que por isso contribuem para um melhor rendimento dos jogadores. Ao longo do tempo as raquetes passaram por muitas transformações, como se viu da K 2004. No final dos anos 90, o maior segredo estava nas raquetes ?wide body?, onde sua base de plástico era reforçada com fibra, o que lhe dava grande rigidez. As cordas não precisavam ser tão estendidas e isso aumentava o efeito da bola. Na década de 80, contudo, John McEnroe, isto vale a pena relembrar, usando uma novíssima raqueta de plástico destronou o então campeoníssimo Björn Borg. Borg, assim como muitos outros tenistas, ainda utilizava uma raquete feita de madeira. Como não suportou a derrota, na época, Borg apelou para a tentativa de impedir o uso das raquetas de plástico. Chegou, inclusive, a exigir que proibissem aquele tipo de raqueta nos torneios internacionais. Coisa que jamais foi aceita, como se sabe.
SONAE
O Nacional Supermercados lança juntamente com o Governo do RS a Semana da Cultura, que acontece de 29/10 à 12/11. As atividades serão no Cáis do Porto - Armazém A4 -, com shows diários a partir das 21h30 e também a exposição do pintor Carlos Paez Vilaró nas Salas Negras do Margs. Sorte Dupla É a nova campanha dos Hipermercados BIG, que começa hoje, 28, e vai até o dia 26/11. Acima de R$50,00 em compras o cliente recebe uma rasgadinha (para concorrer a 330 mil prêmios instantâneos) e um cupom para preencher e concorrer a um Fiat Novo Pálio por loja.