Artigos

08 jul 2005

MONARCAS A PRAZO


Compartilhe!           

REGIME EQUIVOCADO
O regime presidencialista, como bem informa o Dr. Paulo do Couto e Silva, elege sempre os monarcas a prazo. Com isto, quem ocupa a presidência de um país pode quase tudo, principalmente pelo uso que seus ocupantes fazem das MPs. E quando conseguimos celebrar uma vitória, representada pelo afastamento do mau monarca da vez, ou pelo encerramento do seu mandato, voltamos a viver novas crises. De duas, uma: ou mudamos para o regime Parlamentarista, evitando passar sempre as mesmas crises e complicações; ou, continuaremos vítimas do mesmo stress a cada cinco ou dez anos. Precisamos decidir.
CRESCIMENTO FANTÁSTICO
Enquanto alguns Estados tomam iniciativas equivocadas, que impedem o crescimento de suas economias, outros têm governantes mais rápidos, inteligentes e ousados. É o caso da Bahia, por exemplo. No ano passado o PIB baiano chegou a 9,8%, o que equivaleu ao dobro do crescimento do Brasil. E a colaboração da Ford, para tal desempenho, não é preciso que seja destacado. Os gaúchos que o digam. Principalmente aqueles que adoram Olívio Dutra e sua companhia de exterminadores.
MP DO BEM
O governo federal definiu a MP 252 como a MP DO BEM. Até pode ser. Mas, considerando que se uma MP pode ser DO BEM, as anteriores e as próximas que virão serão todas DO MAL. Como os setores beneficiados não são todos, muitos acabaram ficando prejudicados. Para estes o BEM não passa de uma fantástica discriminação.
PURO PASSIVO
Observem: o setor imobiliário só precisa ter benefícios pelo alto grau de tributação e pelas inúmeras despesas que recaem sobre os imóveis residenciais ou comerciais. Salvo raras exceções comprar um imóvel é adquirir puro passivo. Somados os altos custos mensais e anuais exigidos, comparado com as pequenas valorizações que vem sendo obtidas, é pagar um mico terrível.
MAIS LÍQUIDO
O mercado de ações, por outro lado, bem mais líquido, não foi beneficiado pela MP do Bem (?). Por isto, esforços estão sendo feitos para mostrar que este mercado é o grande impulsionador das atividades. Inclusive das próprias construtoras e empreiteiras que abrem o seu capital. E o pedido que está sendo feito pela Bovespa é para incluir na lista dos benefícios da MP do Bem, as ações das empresas que optarem pelo Novo Mercado. Muito mais observadas e transparentes, por possuírem somente ações ordinárias, estimula a negociação e o aumento de empresas participantes no novo e correto Mercado.
OLAVO DE CARVALHO
O filósofo Olavo de Carvalho, sem surpresa, depois de ter sido demitido há algum tempo da revista Época, foi agora demitido do jornal O Globo. Motivo: redução de despesas. Fantástico o motivo, não? Pois é. Na realidade a economia que o jornal está fazendo é de vergonha na cara. Olavo foi aquele que mais escreveu sobre a existência do Foro de São Paulo, onde o PT é fundador e se mantém até hoje junto com Fidel Castro e outros facínoras. Coincidentemente, no mesmo momento em que o jornal inicia comentários sobre o Foro de São Paulo, coisa que sempre sonegou aos seus leitores, Olavo não serve mais. Que coisa lamentável. Não tem importância, Olavo. Ninguém o demitirá do www.midiasemmascara.com.br.