PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA
Ainda que o contingente de brasileiros INDIGNADOS com a crescente INJUSTIÇA que passou a ser praticada, de forma muito ostensiva e revoltante no nosso empobrecido Brasil, a impressão que se tem, notadamente nestas últimas semanas por tudo que se lê e ouve nas redes sociais, é que estamos nos aproximando, enfim, de uma RUPTURA. Desta vez, salvo engano, o cálculo da PROBABILIDADE de que isto venha a ocorrer enseja sinais de que a EXAUSTÃO está realmente próxima.
PEDIDOS DE CONVOCAÇÃO
Pois, na medida em se aproxima o dia da MEGA-MANIFESTAÇÃO, prometida com qualquer tempo para acontecer no dia 7 de SETEMBRO, as minhas caixas de mensagens, tanto de e-mail quanto do WhatsApp, dão a impressão de que vão explodir, face à expressiva quantidade de pedidos de CONVOCAÇÃO implorando para que todos -família, amigos e compartilhados- não deixem de ir às ruas para exigir a JUSTIÇA E A DECÊNCIA que deixou de existir no nosso Brasil. Uma das mensagens que me chamou a atenção, sem prejuízo das demais, é, ou deve ser, da juíza Ludmila Lins Grilo, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), com o título -#CHEGOU A HORA. Eis:
TEXTO DA JUÍZA LUDMILA GRILO
Nunca tivemos uma época tão confusa, como os dias de hoje. É como se tudo estivesse de cabeça para baixo. Por mais que você se esforce, parece que apenas aqueles que manipulam, corrompem, roubam…... se dão bem e são recompensados, aqui no Brasil. Enquanto isso, você se pergunta:
- Será que vale a pena ser honesto?
- Será que vale a pena me sacrificar tanto?
- Será que não é melhor parar de lutar e deixar de lado a justiça e a verdade?
VOCÊ É PUNIDO!
Independentemente do que todos fazem, você decide SER diferente, escolhe seguir a lei, não se calar diante da impunidade… e o que acontece?
VOCÊ É PUNIDO!
Criam grupos para te criticar... te cancelam nas redes sociais...Você passa dois, cinco, dez, vinte anos no mesmo cargo (na mesma posição) porque alguém decidiu prejudicá-lo. Por ter feito o mal? Não! Exatamente por ter feito aquilo que todo profissional do Direito deveria fazer: JUSTIÇA. Nessas horas, você começa a duvidar se deveria se esforçar tanto…
… se deveria continuar estudando tanto,
… se deveria trabalhar mais do que a maioria,
… se precisaria ser tão duro consigo, num esforço contínuo para fazer aquilo que é nobre e justo.
IDEOLOGIA
Eu sei exatamente o que é passar por tudo isso. E, por mais doloroso que seja, acredite: esses são apenas sintomas e não o problema de verdade.
O problema é mais profundo e se chama “IDEOLOGIA”. Você é apenas uma vítima da Guerra Cultural. Quando você deixa a ideologia entrar na sua vida, na sua fala, nas suas atitudes, passa a ideia de que aquilo que você pensa e faz não tem tanto valor. Isso acontece porque todas as áreas da sociedade já estão dominadas pela linguagem ideológica, seja…
... na arte,
… no cinema,
… na educação,
… na música,
... na literatura.
POSICIONAR
Em meio a esse mar de pessoas que repetem jargões e reproduzem as mesmas ideias, o tempo todo, você se torna “SÓ MAIS UM”. Agora, quando você toma consciência do que é a IDEOLOGIA e de como ela influencia você por meio da cultura, as coisas começam a mudar. Você adquire uma coragem que nunca teve antes e passa a SE POSICIONAR. Rapidamente, todos começam a vê-lo com outros olhos. Você passa a ser respeitado porque FALA a verdade, NUTRE a verdade, VIVE pela verdade. Você tem o maior diferencial todos e a única coisa que pode fazer com que ninguém consiga pará-lo. E esse ativo se chama -PERSONALIDADE-. Existem cargos que são ocupados apenas por pessoas que comungam da mesma ideologia, muitas vezes até com base na troca de favores.
Em contrapartida, existem posições reservadas que são conquistadas apenas por personalidades fortes e inteligentes.
E eu estou aqui para CONVOCAR você a ser esse segundo tipo de pessoa. O mundo da ideologia, da corrupção, do “jeitinho” é triste e traidor. As mesmas pessoas que batem nas suas costas e lhe oferecem todos os tipos de regalias e privilégios são as mesmas que vão:
- Assassinar a sua reputação,
- Prejudicar sua carreira,
- Destruir sua família,
- E queimar tudo aquilo que é mais sagrado pra você.
GUERRA CULTURAL
Agora, um mundo onde as pessoas sabem se POSICIONAR com integridade é um lugar muito mais livre, justo, seguro e feliz. As vitórias que você tem são comemoradas com mais intensidade, pois você sabe o bem que precisou fazer para conseguir chegar onde está. E tal sensação de vitória e de liberdade só vai existir se você tiver -PERSONALIDADE- e não ser só mais um que está diluído no meio dos jargões, das formalidades, da linguagem ideológica e do “bom mocismo”. Entenda:
- Você não nasceu para ser só mais um, que ultrapassa os limites da moralidade para sobreviver. Você nasceu para fazer a diferença. Nasceu para refletir o Sol de Justiça e se tornar um protagonista que não precisa vender a própria alma para existir. Assuma agora o seu posto e se posicione como o líder que você sempre soube que seria. Chegou a Hora! Meu nome é Ludmila Grilo e eu estou aqui para mostrar que tudo isso é possível. Já é tempo de se preparar para a batalha e não ser um alvo fácil para aqueles que querem - a todo custo - te prejudicar. Assim como a eleição não se toma, se vence, não existe atalho na Guerra Cultural. A única alternativa é vencê-la! E eu estou aqui para isso! Há muitos anos deixei de me preocupar - com a minha reputação, com o que os outros vão pensar de mim,
com as maquinações maliciosas daqueles que lutam para me prejudicar, perseguir e processar. Não importa! Podem vir 10 mil investidas contra mim… EU PERMANECEREI DE PÉ!
E hoje eu quero que você também experimente essa LIBERDADE. Eu desejo que você assuma a FORÇA que já existe dentro do seu peito e venha comigo para a linha de frente da Guerra Cultural. Eu estarei no front e quero te convocar para estar comigo. Vamos ACORDAR os leões. Vamos afiar a inteligência, cingir a cintura com a verdade, vestir a couraça da justiça. Com o espírito preparado para o combate e as armas certas, enfrentaremos a Guerra Cultural.
ESPAÇO PENSAR +
Leia no ESPAÇO PENSAR + de hoje: ESTA DEVERIA SER A NOTÍCIA; O RESTO É NARRATIVA, por Percival Puggina. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar