SER CELESTIAL
No meio de uma crise anunciada de energia, que por enquanto iniciou com a falta de gás (por pura falta de planejamento do governo), eis que o profeta e/ou grande ser celestial, Luiz Inácio Lula da Silva, aparece para levar uma palavra tranqüilizadora a todos s brasileiros. Alto e bom som, o profeta informou que não vai faltar energia. Maravilha.
JÁ FALTA
O curioso, mas não menos irritante, é que já está faltando exatamente aquilo que o profeta Lula insiste em dizer que não vai faltar. Imaginem se fosse ao contrário. Pois, além de estarmos sendo governados por gente tão despreparada, ainda querem nos iludir que o Brasil é também o País das Maravilhas.
ESCALADA
Embora não exista uma alma sequer deste mundo que não esteja acompanhando a escalada fantástica dos preços do barril do petróleo, que quadruplicou de preço em pouco tempo, o Brasil volta a cometer o mesmo equivoco dos anos setenta. E ainda não reajusta o preço dos combustíveis.
CONTRAMÃO
Naquela época o governo brasileiro simplesmente ignorou a elevação fantástica do custo do petróleo, e, na contramão do mundo, preferiu endividar o país de forma monumental tentando garantir o crescimento econômico. Deu no que deu.
BIS
Agora, justamente no momento em que esboçamos um razoável crescimento sustentável, o mesmo fenômeno energético se repete. E, como da vez anterior, vai produzir fortes estragos em várias economias do mundo, além de provocar uma inflação que não tem como ser controlada. Sem querer assustar, mas com o devido compromisso de alertar, o fato é que esta alta do petróleo não vai ajudar a melhorar coisa alguma.
SEM PROFECIAS
Enquanto Lula tranqüiliza a sociedade dizendo que não vai faltar aquilo que já está faltando, o MST, pela terceira vez no período de um mês, invade e interrompe a ferrovia que leva minério e outros produtos de Carajás para a região portuária de São Luiz, no Maranhão. E o MST ainda afirma que a interrupção da ferrovia é por tempo indeterminado. Gente, o prejuízo da Vale do Rio Doce já chega a R$ 10 milhões. Mas, para isso Lula não reage nem faz profecias. Um horror.
PAIXÃO PELO SOFRIMENTO
Já no RS, o secretário da Fazenda, Aod Cunha, de forma humilhante faz de tudo para conseguir algum dinheiro junto ao governo federal para poder pagar o 13º salário dos servidores. Mas a governadora Yeda continua convencida de que é preciso manter empresas estatais. Mesmo que algumas delas contribuam, de forma imperativa, com o percentual elevado do comprometimento da dívida que o RS paga mensalmente ao governo federal. Isto é que é gostar de sofrer.