Artigos

17 ago 2005

LAMA MOVEDIÇA


Compartilhe!           

BARCELONA
Até agora o Ronaldinho, do Barcelona, era um cidadão brasileiro bem mais conhecido do que o Toninho da Barcelona. Creio que Ronaldinho vai precisar fazer muitos gols e belas jogadas de craque para poder competir com o Toninho nos noticiários. As declarações obtidas ontem no seu depoimento, mesmo que precisem das devidas comprovações, já dão uma idéia clara das jogadas que vamos assistir. Afinal, o homem já mostrou que também é um craque, ou melhor, em escroque. A sua agenda pode envolver e liquidar com muita gente.
EM CORNER
Quem está em corner, no jargão do mercado, é quem está sem saída. Aquele investidor, ou especulador de mercado, que tem posição comprada, ou vendida, e quer reverter tal posição, mas se vê impedido por falta de vendedor, ou comprador, está em córner. Pois, todos os políticos que freqüentam Brasília, e já tenham se envolvido com as meninas agenciadas pela respeitável senhora Jeani Mary Córner, estão na mesma posição. Literalmente, em Corner.
PAPEL EDUCATIVO
É inegável o papel educativo desta crise. Primeiro, para que todos tomem conhecimento das formas e práticas mais utilizadas para chegar ao Poder e fazer uso dele. Segundo, para abrir os olhos dos eleitores que acabam sempre como os responsáveis pela eleição de crápulas. Terceiro, para que sejam testados novos instrumentos que, se não venham evitar, ao menos se comprometam com a inibição de atitudes rasteiras. Quarto, e o mais importante, para mostrar a necessidade urgente de acabar com empresas estatais, acabar com o presidencialismo e diminuir o número de parlamentares. Menos gente no Parlamento já é menos gente para roubar.
MANIFESTAÇÃO VIRTUAL
Com a chegada da Internet, este magnífico instrumento de comunicação cada vez mais apreciável do mundo, e que vem ganhando espaço, muita coisa está mudando de forma significativa na sociedade. As manifestações públicas, por exemplo, até agora sempre dependendo da ocupação das pessoas nas ruas, onde as badernas são sempre freqüentes e o trânsito fica complicado, passou a ter muito mais efetividade na forma virtual, eletrônica.
PARTICIPAÇÃO EFETIVA
Aqueles que nunca tiveram tempo para participar de passeatas, quer pela distância que precisam percorrer para se encontrarem com os grupos, quer pela necessidade de estarem no trabalho, estão hoje participando de forma ativa, imediata e espetacular. Quando um assunto ganha interesse público, as redes de comunicação se multiplicam rapidamente e as adesões passam a ser espontâneas, livres e sem constrangimento. Participa quem quer e ninguém se sente obrigado, constrangido ou impedido. Maravilha.
FELICIDADE SEM HIPOCRISIA
Os acadêmicos da Universidade de Harvard e da Universidade da Pensilvânia concluíram um estudo cujo resultado acaba com um mito muito antigo. Aquele que sempre sustentou a bobagem de que o dinheiro não traz felicidade. Uma grande hipocrisia, com certeza. Pois, segundo as revelações da pesquisa, feita por ambas as universidades, o dinheiro traz, com certeza, a felicidade. O público pesquisado: pessoas de 20 a 60 anos, independente de raça, escolaridade e saúde. E o resultado, significativo, é de que as pessoas mais ricas têm tendência para serem mais felizes do que os mais pobres. Um dos pontos mais importantes, na convicção dos pesquisados, é de que a compra de uma escolaridade mais efetiva contribui para melhorar a capacidade dos ganhos, que se transforma em poder de compra de bens, de cura e de prestígio. Perfeito.