Artigos

09 mar 2020

HÁ UM CHEIRO DE -DEPRESSÃO ECONÔMICA- NO HORIZONTE MUNDIAL


Compartilhe!           

QUADRO TÍPICO DE DEPRESSÃO

Se vários países já vinham lutando bravamente contra a RECESSÃO ECONÔMICA, eis que de repente aparece uma infecciosa e aguda doença respiratória, batizada pela Organização Mundial da Saúde como CORONAVÍRUS, ou COVID-19, levando a ECONOMIA MUNDIAL a flertar com uma complicada DEPRESSÃO.


ESTADO DE COMA

Por ora, o que está plenamente assegurado, de forma inquestionável, é que o CORONAVÍRUS já garantiu que haverá uma queda substancial de produção e de consumo em 2020. Mais: algumas delas, como o setor de aviação, por exemplo, já se encontram em ESTADO DE COMA, com dificuldades de respiração bem mais agudas do que produz o COVID-19 nos pacientes infectados.


CRASH

Pois, na medida em que é totalmente desconhecido o TEMPO que nos separa até o devido controle do VÍRUS, o que se sabe é que até lá a ECONOMIA MUNDIAL vai sofrer e muito. Daí a preocupação de que uma terrível DEPRESSÃO venha a se instalar, de forma generalizada, com consequências  bem mais graves do que em 1929 promoveu o CRASH DA BOLSA DE NOVA IORQUE.


BOLSAS DE VALORES E MERCADORIA

Se o comportamento dos índices da Bolsas mundo afora, quer de ativos financeiros quer de mercadorias, servem, e muito, como uma lupa capaz de dar uma boa IDEIA DO FUTURO, basta conferir o que aconteceu nos últimos dias e, principalmente, no dia de hoje. Ali, esta JANELA mostra uma VISTA para a TRAGÉDIA que se avizinha.


REFORMAS

Diante deste quadro dantesco, onde o pânico é uma regra, o que todos perguntam é o que se deve fazer em momento como este, no qual a generalizada QUEDA DOS PREÇO DOS ATIVOS se dá por ordem -SISTÊMICA- e não por desempenho.

Para os preocupados, a única coisa a ser feita, neste grave momento, é ESPERAR. Já àqueles que moram no nosso empobrecido Brasil, a ordem é NÃO ESPERAR: aproveitem este grave momento para cobrar, como nunca, a realização das REFORMAS, pois sem elas o que está garantido é uma piora ainda maior da situação.