Artigos

05 nov 2007

GRANDE ESTADO BOLIVARIANO


Compartilhe!           

APOIO
A Venezuela continua nas manchetes dos noticiários de vários meios de comunicação do mundo. Graças, naturalmente, às atitudes e projetos de seu ditador Hugo Chávez. Que quer dominar e governar a América Latina de qualquer forma, onde os países aliados do continente latino comporiam o seu pretendido Grande Estado Bolivariano.
DE DIREITO
Se, de fato, a Venezuela já vinha sendo governada por Hugo Chávez, de forma ditatorial, dentro de poucos dias o tal regime será instalado definitivamente por lei. Até porque ninguém imagina que a mudança na Constituição, que vai conferir direitos inimagináveis ao ditador, não seja aprovada pelo povo.
MARCADOS
A situação por lá está de tal forma que a aprovação já é coisa líquida e certa. E nada tem de democrática como muita gente até imagina. Na verdade, quem se manifestar contra a perpetuação de Chávez no poder já estará marcado. Da mesma forma como estão sendo perseguidos todos aqueles que tomaram a mesma atitude no caso da RCTV e outras coisas mais.
IMAGINAÇÃO
Assim, a construção do Grande Estado Bolivariano, aos poucos vai tomando forma. Embora tudo esteja em claro processo de implementação, muita gente por aqui, há poucos dias atrás contestou as minhas opiniões dizendo que tudo era fruto de minha doentia imaginação. Coisa de lunático, melhor dizendo.
EVO MORALES
Pois, na mesma linha de Chávez, o presidente da Bolívia, Evo Morales, já mostra a mesma disposição. E conta, inclusive, com o forte armamento adquirido pelo colega Chávez para esmagar eventuais dissidentes ao novo regime latino. Com tudo isto acontecendo e divulgado, eu é que sou o lunático. Pode?
BLOCO BOLIVARIANO
Chamo a atenção, pela enésima vez, que o governo brasileiro se diz parceiro e sócio do grupo, cujo nome é Foro de São Paulo. Grupo este que está agindo de todas as formas para integrar a Venezuela ao Mercosul, bloco que muito em breve passará a adotar outra denominação, com toda a certeza. É provável, inclusive, que venha a ser chamado Bloco Bolivariano.
QUESTÃO DE TEMPO
É óbvio que a forma que está sendo adotada pelo governo brasileiro para chegar ao mesmo fim é bem diferente daquela adotada por Chávez. Aqui, com os programas sociais assistencialistas em curso, e as contratações espetaculares que estão sendo feitas pelo governo, tudo vai acontecer pela via democrática. Mas, os destinos do Brasil, pela forte amizade manifestada pelos nossos governantes para com os populistas e ditadores latinos, e pelo comprometimento com os objetivos definidos no Foro de São Paulo, em pouco tempo já estaremos compartilhando do Grande Estado Bolivariano. Tudo é uma questão de tempo.