Artigos

29 mar 2007

GOL DE LETRA


Compartilhe!           

GOL RENTÁVEL
Enquanto muita gente está ligada no gol mil do Romário, a empresa aérea, cujo nome já é Gol, se preocupou em marcar um tento bastante ousado, muito inteligente e com grande expectativa de resultados. Ao anunciar a compra da Varig, ontem, a empresa Gol fez um legítimo Gol de Letra.
ROTAS E SLOTS
Esta parte nova, da velha empresa Varig, agora adquirida pela Gol, embora livre do pesado passivo que há pouco tempo atrás impedia as operações, estava com baixo aproveitamento. Com grande dificuldade de capital para utilizar o que de mais importante conquistou, como é o caso das rotas e dos slots, estes ativos não podem ser vendidos separadamente da empresa.
DUAS EMPRESAS
A Gol, de maneira inteligente e dispondo de caixa não perdeu tempo. Numa operação ousada resolveu que o melhor neste momento é administrar duas empresas distintas com focos diferentes: o doméstico e o internacional. A empresa que detém a marca Varig cuida daquilo que a Gol não fazia por não ter as rotas e os slots. E no mercado doméstico vai buscar maior participação agregando a parcela que a Varig voltava a conquistar. Gol de Letra.
IMPEDIDAS POR LEI
É óbvio que os órgãos de defesa econômica ainda precisam se pronunciar, mas uma coisa é certa: a Varig só poderia voltar a ser uma grande empresa com forte injeção de capital. E isto os seus antigos donos não dispunham. Mais: algumas empresas estrangeiras, que até se mostraram bem interessadas em investir na Varig estão impedidas por lei. Isto, infelizmente, o CADE não enxerga e não aprecia.
CAPITAL LIMITADO
Ora, para deixar bem claro: quem impede a verdadeira concorrência no Brasil, sempre muito saudável para o mercado, é a nossa lei que não permite participação superior a 20% do capital estrangeiro em empresa aérea nacional.
PAÍS FECHADO
Nenhum investidor, com esta limitação, consegue levar adiante seus interesses, que poderiam aumentar a concorrência exigida pelo CADE. Esta é uma prova concreta do quanto somos ainda um país fechado. E que impede o crescimento e o desenvolvimento
USANDO A LÓGICA
A Justiça brasileira, ou melhor o STF, felizmente, percebeu que dinheiro não dá em poste e que emissão de moeda só pode existir com aumento do produto. Usando de uma lógica muito recente, que até agora não se tinha visto, o Supremo Tribunal Federal suspendeu a decisão do Tribunal de Justiça do RS (TJ-RS) que garantiu aos filiados da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do RS (Asdep/RS) o pagamento integral dos salários de março, até o último dia útil do mês. Se não há recursos, como é possível pagar os salários?
GERDAU
O Grupo Gerdau assinou ontem, 28, contrato de compra e venda para aquisição da totalidade das ações do Grupo Feld, controlador da Siderúrgica Tultitlán, produtora de vergalhões e perfis do México. Localizada na área metropolitana da Cidade do México, a Siderúrgica Tultitlán possui 550 colaboradores e tem capacidade instalada anual de 350 mil toneladas de aço e 330 mil toneladas de laminados, voltada principalmente para o mercado interno. Com o plano de expansão em andamento, que deverá estar concluído no final deste ano, a capacidade de produção passará para 500 mil toneladas de aço e 430 mil toneladas de laminados.
LIVRO
Para escrever o livro "The Emerging Markets Century", o economista Antoine van Agtmael fez entrevistas com 25 CEOs de grandes empresas, como Aracruz Celulose, Samsung, Concha y Toro, Televisa e Hyundai. "As economias dos mercados emergentes cresceram muito nos últimos anos. No Brasil, o setor florestal teve grande participação nesta trajetória ascendente", disse ao economista o presidente da Aracruz, Carlos Aguiar. O livro relata os últimos 15 anos das economias de mercado emergentes e como companhias do Brasil, da Rússia, da Índia, do México e da China tornaram-se líderes globais em vários setores industriais.
CRIANÇAS DESAPARECIDAS
O Grupo de Empresas Exibidoras de Mídia Exterior (Grumex) em parceria com o Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca) e a Associação dos Delegados de Polícia do RS (ASDEP/RS) está lançando a campanha "Olhos Abertos". A partir deste sábado, 31/03, 60 outdoors, 20 busdoors e 10 frontlights estarão espalhados por Porto Alegre e parte da Região Metropolitana com fotos de crianças desaparecidas no Estado, além de 20 busdoor.
AGENDA
A SPPS Provedora de Soluções agendou para 4 de abril um encontro com Intelig Telecom para apresentação da empresa e suas estratégias para 2007. A parceria, firmada em 2002, rendeu à SPPS o título de melhor colocada no ranking da campanha de incentivo de vendas da Intelig Telecom do RS em 2005. Com isso, a empresa pode fornecer infra-estrutura de comunicação em todo o território nacional.