SONHAR, SONHAR, SONHAR...
Ainda que tenha nascido e me criado em Porto Alegre, capital do incorrigível RS, todos os dias fico me perguntando o que leva milhões de gaúchos a SONHAR e/ou ACREDITAR que em algum momento a situação econômica, política, fiscal e administrativa do Estado será, enfim, resolvida de forma justa, correta e definitiva.
ALERTAS CONSTANTES
Por mais que siga escancarando, com números absolutamente inquestionáveis, que a situação financeira do Estado do RS é mais do que calamitosa, mesmo assim as minhas antigas e sempre alarmantes considerações continuam sendo descartadas e/ou não sendo levadas à sério. Como se os meus alertas fossem emitidos com o propósito de vender PESSIMISMO.
GRANDE CAMPEÃO
O fato é que já faz meio século que o Estado do RS, guardadas as proporções, se transformou num dos maiores produtores mundiais de DÉFICIT PÚBLICO. Se por um bom tempo o SETOR PRIMÁRIO foi grande responsável pela existência de algum CRESCIMENTO, hoje o GRANDE CAMPEÃO, de forma incomparável, é o ROMBO DAS CONTAS PÚBLICAS.
CLÁUSULAS PÉTREAS
O mais curioso é que a maioria dos gaúchos ainda não entendeu que nada do que realmente interessa para solucionar os graves problemas financeiros do Estado será resolvido enquanto a PREVIDÊNCIA não for atacada como precisa, e permanecerem intactas as CLÁUSULAS PÉTREAS, consagradas de forma criminosa na CONSTITUIÇÃO -CIDADÃ-, que nesta semana completou 30 anos e, pasmem, recebeu inúmeras homenagens.
FECHAMENTO E /OU VENDA DE ESTATAIS
Além disso, nem aquilo que está ao alcance do governo do RS (executivo, legislativo e judiciário), como é o caso do FECHAMENTO IMEDIATO (atrasado) da maioria das empresas públicas, e a VENDA das demais, é aceito pela maioria do totalmente idiotizado povo gaúcho.
SUPER CAMPEÃO
Pois, para confirmar tudo que já disse e escrevi inúmeras vezes, ao longo dos últimos 30 anos, eis que, ontem, a Mesa Diretora da Assembleia, por vontade do presidente da Casa, concluiu o PROJETO PRÓPRIO que prevê reajuste de 5,58% para os servidores do Legislativo. Mais: será votado junto com projetos, também nojentos, que determinam reajustes iguais para os servidores do Judiciário, MPE, TCE e Defensoria Pública.
Ou seja, pela vontade dos líderes dos PODERES LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO, que integram a PRIMEIRA CLASSE DE BRASILEIROS, o RS será guindado a categoria de SUPER CAMPEÃO DE ROMBOS NOS GASTOS PÚBLICOS. Que Tal?