TETO
As pesquisas de intenção de voto divulgadas nesta semana pelos institutos Ibope e Datafolha dão a entender que tanto Dilma quanto Marina praticamente bateram no teto em termos de preferência dos eleitores que vão votar para presidente.
VOTO ÚTIL
É lógico que sempre há possibilidade, embora mínima na minha avaliação, de mudança neste quadro eleitoral. Entretanto, admitindo que os números se mantenham assim, vale dizer que ambas as candidatas só conseguirão percentuais maiores até o dia 5 de outubro através do chamado -voto útil-, ou seja, daqueles que ainda preferem Aécio e/ou demais candidatos.
DILMA
Vê-se, também, que pela estagnação do número de eleitores que preferem Dilma, a candidata não deve aumentar nem diminuir o atual percentual, de 35/37%. Contribui para tanto o índice enorme de rejeição da candidata petista neocomunista, que somado com o percentual de intenção de votos mostra haver pouco espaço para flutuação.
MARINA
Marina, no entanto, após ver confirmada a sua candidatura, fez com que muitos eleitores que até então davam preferência por Aécio pulassem para o seu lado. Isto explica, claramente, a queda de preferência por Aécio, para níveis de 15%/18%.
COMOÇÃO
É importante observar que o tempo para a diluição da chamada -comoção-, derivada do falecimento de Eduardo Campos, parece ter passado. Salvo enganos que o tempo pode estar reservando, (pouco provável) isso mostra que o crescimento das intenções de voto para Marina não são temporárias, mas para valer.
SEGUNDO TURNO
Mantendo, portanto, essa tendência lógica revelada pelas pesquisas até a data do pleito, o segundo turno está garantido com Dilma e Marina. Confirmada esta projeção, Marina tem tudo para ganhar. Tudo porque os eleitores de Aécio, gostando ou não de Marina, jamais votarão em Dilma.
DEMÔNIO OU DIABO
Confesso que a quase certa vitória de Marina não me deixa muito feliz. Como o meu desprezo por Dilma Neocomunista Rousseff é maior do que o meu desencanto com Marina, a minha escolha, caso Aécio não emplaque, já está feita. Fico com o demônio para fugir do diabo...