Artigos

29 nov 2010

FELICIDADE GERAL DA NAÇÃO


Compartilhe!           

MEGA-ESPETÁCULO
A ocupação do Complexo (Morro) do Alemão, no RJ, aconteceu dentro do esperado: a Nação aplaudiu, a imprensa toda festejou (desta vez nenhum órgão se sentiu prejudicado na cobertura do mega-espetáculo), e os cariocas, em particular, agradeceram pelo pagamento da conta, que será enviada a todos os brasileiros. Resultado: a operação de ocupação foi considerada um sucesso.
OFERTA E DEMANDA
No entanto, antes que alguém, tomado pelo entusiasmo exagerado, imagine que o narcotráfico foi derrotado, só porque as bandeiras do Brasil e do RJ foram hasteadas no Morro do Alemão, é preciso entender o seguinte: o tráfico de drogas jamais vai acabar. Este mercado, como qualquer outro, vive da oferta e da procura.
PREÇO
Como a procura por drogas não para, e os consumidores/dependentes não podem viver sem o produto, qualquer dificuldade imposta ao trânsito das mercadorias só produz um efeito: o aumento do preço. Nada mais.
NOVAS LIDERANÇAS
É possível, e até admissível, que a partir deste momento os traficantes fiquem mais moderados. Porém, como o consumo não vai desaparecer, esta limpeza é temporária. Ela acabará por incentivar novas lideranças a se lançarem no mercado.
IMPUNIDADE
O que o povo vai assistir, por algum tempo, é um relativo cessar da violência nas ruas. De novo: por algum tempo, não por todo tempo. Até porque as drogas e a corrupção andam juntas. Como o tecido social está cada vez mais podre, tanto pela impunidade quanto pelo estímulo dado às atividades criminosas, atacar a consequência não produz efeito algum.
NOVOS ESTADOS
Estou certo de que os traficantes que não forem presos (a maioria) já estão tratando de procurar novos Estados para se estabelecer. E a preferência maior será para aqueles de grande extensão de fronteiras, cuja fiscalização é praticamente impossível.
GOLPE
Para concluir, vale lembrar que a satisfação demonstrada com a ocupação das Forças Armadas no Alemão está parecida com a ocupação de 31 de março de 1964, quando os inimigos da Nação eram os comunistas. Aquela operação foi chamada de Golpe Militar por parte dos presos. Como os traficantes vão chamar esta invasão?