Artigos

25 out 2004

FEIRA K 2004 ? DÜSSELDORF - ALEMANHA


Compartilhe!           

TROCANDO DE AMBIENTE
Saio da França, do SIAL 2004, do magnífico show do mundo dos alimentos e entro de corpo inteiro na K 2004, na belíssima Düsseldorf, Alemanha, no fabuloso e imprescindível mundo do plástico. E a primeira impressão, ou melhor, certeza, neste ambiente totalmente repleto de pessoas de todas as nacionalidades, é de que ninguém pode viver hoje sem a presença do plástico. Quer na forma de embalagens para qualquer tipo de produto, quer na construção civil, na fabricação de veículos, computadores, produtos de higiene e limpeza, enfim de tudo que temos contato minuto a minuto. Um espetáculo.
PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA
Nunca vi coisa igual. A participação de brasileiros na K 2004 supera todas as expectativas desta e de outras feiras. O número estimado de brasileiros que estão aqui chega a 4 mil empresários, todos, certamente, com os olhos bem abertos para a tecnologia que está sendo mostrada e vendida. Aliás, esta feira, por acontecer a cada três anos, se caracteriza pelo tempo previsto para que haja inovações suficientes e tendências tecnológicas efetivas para os próximos anos. E este ano está com tudo, pois antes de registrar o crescimento da economia, as embalagens já tomam a dianteira. Isto, pelo que se vê, está acontecendo. É o melhor prenuncio. Tomara.
HISTÓRIA DO PLÁSTICO
O plástico é coisa muito antiga. Segundo dados colhidos aqui na Feira K, as primeiras fórmulas utilizadas para industrializar o plástico datam de 1570. Os alquimistas da época buscavam maneiras de fabricar materiais que pudessem substituir as matérias primas mais caras. Chegavam, inclusive, a tentar fabricar ouro e conseguir deste modo fazer-se ricos a si mesmos e seus mandantes. Se a fabricação do plástico, mesmo naquela época, não requeria tanto esforço, os frutos que passaram a ser colhidos ao longo do tempo, e de forma tão espetacular, é porque a pesquisa e o desenvolvimento nunca pararam. Talvez, por isso, é possível conseguir o ouro por outras formas do uso do plástico.
PRIMEIRA ESCOLHA DOS CAMPEÕES
Como o emprego do plástico e da borracha está revolucionando o mundo dos esportes, no espaço reservado para mostrar tudo isto foi criada uma exposição monográfica, que recebeu o titulo: Plástico ? A Primeira Escolha para Campeões. -. Com esta forma muito inteligente, que foi montada aqui na Feira K, se tem uma noção daquilo que o plástico se propõem para os esportes. O uso do plástico, com certeza, tem conseguido dotar ao material desportivo uma elasticidade extrema e uma grande redução de peso dos equipamentos. E confere aos materiais empregados em estádios e instalações desportivas uma maior resistência. São os chamados materiais que batem recordes.
CARA ESPORTIVA
Quando a força do competidor acaba, aparece o trabalho dos polímeros que buscam conquistar décimos de segundo ou poucos centímetros decisivos para o atleta. Esta é a mensagem da cara esportiva dos plásticos nesta Feira K, que acontece entre os dias 21 e 27 de outubro. Para chamar mais a atenção do público, vários medalhistas olímpicos alemães estão participando e se apresentando diariamente, mostrando e ilustrando a grande importância dos materiais polímeros nos esportes de alta competição.
ESPORTE
Com o término das Olimpíadas de Atenas, e a preparação já em forte curso para a Copa do Mundo de 2006, aqui na Alemanha, os donos da casa foram criativos. Prepararam esta Feira K objetivando mostrar todas as vantagens do plástico no uso esportivo. Portanto, além de tudo aquilo que possa existir aqui para evidenciar a necessidade do plástico como substituto de outras matérias primas, uma programação intensa está reservada para mostrar equipamentos para todas as modalidades de esporte assim como as vantagens que vem representando no seu uso para obter os melhores resultados nas competições.
NÃO HÁ INVÁLIDOS
Os expositores prestam mesmo atenção em tudo. E fazem o máximo de esforço para mostrar a grande evolução que vem sendo obtida para os materiais esportivos, o equipamento técnico e as roupas esportivas. Não perdem de vista, inclusive, os menos capacitados, que antigamente eram chamados de inválidos. Aliás, aí o crescimento dos negócios tem sido enorme pelo aumento constante do número de praticantes das mais variadas modalidades. Todos os fabricantes hoje se propõem a fazer com que todos os interessados possam participar das mais diversas competições.
ESTÁDIO
Um ambiente moderno e animado de um estádio esportivo é o marco que ancora a exposição monográfica. É algo fantástico. Para que possam ter uma idéia, da tribuna, dotada de 100 assento originais de plástico, os assistentes observam as demonstrações e os debates sobre muitas coisas. Desde a maneira com que são feitos os materiais, como várias demonstrações esportivas, como atletismo, esportes aquáticos, esportes de inverno, esportes a motor e vários esportes praticados com bola. Um show de criatividade.