Artigos

29 abr 2014

FATOS E OPINIÕES


Compartilhe!           

CREDIBILIDADE
Quem se propõe a emitir opinião, para que possa gozar de alguma credibilidade junto ao seu público interessado precisa embasar sempre as suas críticas com um mínimo de discernimento e um máximo de bom senso. Isto é fundamental até para o leitor que não simpatiza com a linha de pensamento do crítico.
GUARDA DE DOCUMENTOS
Mais: para poder dirimir eventuais dúvidas de uma sempre possível falha de comunicação sobre aquilo que foi alvo de críticas, opiniões e expectativas, é recomendável a guarda das gravações/ou textos para respaldar as manifestações.
DOCUMENTO GUARDADO
Pois, falando em guardar documentos, vejam, por exemplo, o que disse o ministro Mantega no final de 2013, ao comentar o resultado das Contas Nacionais divulgado pelo IBGE: - O crescimento do PIB de 2,3% em 2013 indica que A ECONOMIA BRASILEIRA ESTÁ NUMA TRAJETÓRIA DE ACELERAÇÃO GRADUAL.
COMPARAÇÃO
Comparando o que o ministro Mantega disse poucos meses atrás com o que disse ontem, quando admitiu publicamente que o PIB do país não deve crescer os 2,5% que havia projetado para 2014 que a economia brasileira, chega-se à conclusão simples de que Mantega é um péssimo ministro, como, aliás, sempre deixei claro em vários comentários que fiz.
LEIGO
O pior é que Mantega, ao mostrar o quanto é leigo em economia insiste com números absurdos. Mesmo admitindo que não há a possibilidade do PIB crescer 2,5%, Mantega demonstra que não lê o Boletim Focus, do BC, que na última 2ª feira estampou que a expectativa atual de crescimento de PIB para 2014 não vai além de 1,65%. Pode?
OS NÚMEROS CONTESTAM
Exemplos de declarações infundadas deste governo, de coisas prometidas que jamais vão acontecer no país enquanto o PT estiver no governo, tomariam o espaço ao longo de vinte anos de editoriais do Ponto Crítico. Se em várias oportunidades repetir uma mentira várias vezes consegue fazer com que o povo entenda que é uma verdade, em economia é mais difícil porque os números contestam.
LULA DITADOR E TRAIDOR
Aproveito este último bloco para comentar a maravilhosa entrevista concedida por Lula ao canal de televisão RTP, de Portugal, que aconteceu no dia seguinte em que recebeu o titulo de -Doutor Honoris Causa-, na Universidade de Salamanca. O bastante para receber o título de -Honoris Causa Perdida- quando traiu seus amigos petistas do peito, perante os telespectadores portugueses e ainda desconsiderou totalmente o Poder Judiciário brasileiro. Este é o Lula ditador, que muita gente ama e quer que volte à presidência do país.