Artigos

04 set 2012

FALTA EDUCAÇÃO E SOBRA ESTUPIDEZ


Compartilhe!           

PIB NEGATIVO EM 2012?
Ainda faltam quatro meses para o enceramento de 2012. O que me preocupa é que este prazo pode ser suficiente para que o PIB brasileiro feche o ano no negativo. A minha dedução é lógica: basta o Boletim Focus, do BC, continuar mostrando, semanalmente, números cada vez menores para o crescimento da nossa economia. Ontem, por exemplo, saiu a mais recente previsão: 1,64%.
IRRESPONSABILIDADE AVANTAJADA
Lembram que no início do ano, o Sinistro Mantega, dentro de sua interia e avantajada irresponsabilidade, dizia que a economia brasileira deveria crescer 4,5%? Por coincidência ou preferência numérica, trata-se do mesmo índice que previu para 2011 (que acabou fechando em 2,7%), e que de forma apaixonada também repete para 2013. Que tal?
LEGIÃO DE ILUDIDOS
Não é de se estanhar. Afinal, os governos Lula/Dilma seguem piamente a máxima de Joseph Goebbels - de que uma mentira repetida várias vezes tem grandes chances de se tornar uma verdade. Assim é de se supor que a legião de iludidos frenéticos, que garantem enorme aprovação do governo, acreditam na história de que a economia brasileira vai muito bem. E que vai melhorar ainda mais com medidas conjunturais (de curto prazo). Pode?
TRAGÉDIA EDUCACIONAL
Examinando o comportamento de importantes índices que por sinal são aqueles que dão sustentação ao PIB (Índice de desempenho da economia), vejam o que acontece. Começando pelo INDEB ? Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, a tragédia é total. Não tem similar na história. Pelo que dizem os números, a educação nunca foi tão ruim no país.
OUTROS ÍNDICES
Um outro índice, que nada mais é do que a consequência do INDEB, é o IDH ? Índice de Desenvolvimento Humano. Se não cabe o mesmo adjetivo é por detalhe. Outro mais: O IT - Índice Tributário. Aí a palavra ESCÂNDALO é a mais apropriada. Não há economia que possa crescer com tamanha carga tributária.
DISCERNIMENTO DOS LEITORES
Como os leitores/assinantes do Ponto Crítico tem discernimento suficiente, não preciso ir adiante. Tudo aquilo que emperra o nosso crescimento é explicado, basicamente, 1- pela fantástica falta de educação; 2- pelo extraordinário excesso de estupidez governamental; e, 3- enorme corrupção.
COMPETITIVOS
Observem que os países que estão apresentando um bom crescimento econômico neste grave período de crise mundial, só chegaram a tanto porque resolveram ser competitivos. Pensam e agem, portanto, de forma inteligente (educação) e correta (menos carga tributária), tirando os obstáculos que dificultam o caminho dos bons resultados. Só isso.