Artigos

09 jul 2007

EXUBERÂNCIA IRRACIONAL


Compartilhe!           

IMPREVIDÊNCIA
O ser humano, de uma forma geral, é imprevidente. E o brasileiro, infelizmente, por cultura, é mais ainda. Observem, por exemplo, que as preocupações para resolver problemas graves e antigos para a economia e o social, diminuem bastante quando as expectativas de crescimento do Brasil são boas.
NA GAVETA
Ou seja, tudo aquilo que pode dar sustentação ao crescimento, num momento de euforia vai para o arquivo ou permanece na gaveta. O imprevidente sempre tem a convicção de que o bom não acaba. É por isto que os aposentados do INSS dizem que ganham pouco e que os agricultores não conseguem pagar suas dívidas.
BOAS NOTÍCIAS
As boas notícias que chegam do exterior dão conta de que o Brasil é a bola da vez em termos de oportunidade de crescimento. O risco-país, embora ainda alto se comparado com o Chile, já está num patamar bastante razoável, em torno de 145 pontos-base. E as reservas devem bater U$ 150 bilhões ainda em julho. E a Bovespa não para de bater recordes de altas.
ALAN GREENSPAN
Esta grande euforia, que de resto precisa ser festejada mesmo, caso não seja bem conduzida para que possa ser curtida por muitos anos, pode significar a mesma exuberância irracional, como Alan Greenspan, então presidente do FED, se referiu às constantes altas que vinham acontecendo na Bolsa de New York.
SEM CLIMA
Se durante o longo período de menor crescimento, e de menos exposição aos investidores internacionais, as reformas necessárias e imprescindíveis não avançaram, agora que os números estão mais promissores já se percebe que não há mais clima para tanto.
O TEMPO VAI PASSAR
É uma pena, pois o tempo vai passar. E vai mostrar o quanto a falta de mudanças acabou sendo prejudicial para o nosso futuro. E, como sempre, no final do ciclo virtuoso, se é que dá para dizer assim, alguém de fora será culpado pelos nossos fracassos.
AS SETE MARAVILHAS
Quem não deve ter gostado nem um pouco do critério usado para escolha das Novas Sete Maravilhas foi o próprio Cristo. Como o imaginamos um justo, a forma usada para eleger obras não foi nada decente. O Cristo Redentor do Rio de Janeiro até poderia ter ganho normalmente, mas não da forma como foi.
AGENDA ESTRATÉGICA
A Classe Lojista do RS inicia neste mês uma nova etapa da Agenda Estratégica do setor. Para dar continuidade à iniciativa promovida pela Federação das CDL´s, que tem como objetivo projetar os próximos dez anos para o varejo gaúcho, serão realizadas entrevistas com lideranças da Classe Lojista e consulta popular através do site: www.fcdl-rs.com.br e nas CDL´s do Estado.
BID
Chega hoje, 9, a Porto Alegre a missão do Banco Interamericano deDesenvolvimento (BID) que vem tratar de retomada das negociações para ofinanciamento do Programa Integrado Socioambiental (Pisa), um investimentode 160 milhões de dólares em obras destinadas a aumentar de 27% para 77% otratamento de esgotos na capital.
40 ANOS
A DHB Componentes Automotivos estará comemorando 40 anos nesta quarta feira, 11 de julho. Para marcar a data, o presidente da empresa, Luiz Carlos Mandelli, receberá a imprensa e convidados para almoço. Na Fiergs, às 12h. Parabéns antecipados.
INAUGURAÇÃO
A mais nova Hering Store do Estado será inaugurada no próximo dia 12 de julho, na Rua 24 de Outubro, em Porto Alegre.