FELICIDADE
Por tudo que acontece no nosso empobrecido Brasil, notadamente neste triste momento, não há como querer que o nosso país figure em boa posição no RELATÓRIO MUNDIAL DA FELICIDADE, produzido e divulgado, anualmente, pela REDE DE SOLUÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DAS NAÇÕES UNIDAS (SDSN, na sigla em inglês).
BRASIL
Vejam, a propósito, que neste ano o Brasil caiu seis posições, passando a figurar em 28º lugar. Ou seja, a pior posição do Brasil desde o início da pesquisa, em 2013, quando o país ocupava a 24ª posição. Detalhe: em quatro anos, o país já perdeu 12 posições.
RANKING
O Relatório da Felicidade (divulgado na semana passada) categoriza 156 países. O ranking é resultado de uma análise criteriosa de dados, levando em consideração o PIB per capita, assistência social, expectativa de vida saudável, liberdade social, generosidade e ausência de corrupção.
PONTA DE BAIXO
Por certo que ainda estamos muito distante dos últimos lugares, mas depois deste aumento espetacular de casos de violência, do estado de falência de vários Estados e, principalmente, a lamentável atitude dos ministros (políticos) do STF, que acusam o povo e defendem criminosos, dentro de poucos anos o Brasil vai figurar na ponta de baixo.
INVERNOS RIGOROSOS
Ainda que os países que figuram nos dez primeiros lugares do ranking sejam sempre os mesmos (Finlândia, Noruega, Dinamarca, Islândia, Suíça, Holanda, Canadá, Nova Zelândia, Suécia e Austrália), nesta edição a Noruega foi ultrapassada pela Finlândia. O mais importante, no entanto, é que nem mesmo os fortes invernos impedem que estes povos tenham acesso à NATUREZA, SEGURANÇA, CUIDADO INFANTIL, BOAS ESCOLAS E SAÚDE GRATUITA. Que tal?
O BRASIL QUE EU QUERO
Como os meios de comunicação, especialmente a Rede Globo, estão conclamando o povo para que diga -QUE BRASIL EU QUERO PARA O FUTURO-, aí vai a grande dica: exijam dos governantes que serão eleitos em outubro (Executivo e, principalmente, Legislativo) que copiem as atitudes dos países acima, que mesmo sofrendo com invernos muito rigorosos cuidam da FELICIDADE de seus povos.