Artigos

07 fev 2024

ESTUPIDEZ ARTIFICIAL SEM LIMITES


Compartilhe!           

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Dentre tantas novidades que a cada semana, mês ou ano dão o ar da graça neste mundo irrequieto e insatisfeito, a tal da INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, de forma triunfante, vem despertando enorme curiosidade, expectativa e o devido aproveitamento em praticamente todos os segmentos. 


AS LIÇÕES DA INTERNET

A propósito, no final de dezembro, o leitor assíduo Dagoberto Lima Godoy escreveu um ótimo texto intitulado INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - AS LIÇÕES DA INTERNET, que diz o seguinte: - Possivelmente estamos revivendo a reviravolta que experimentamos com a INTERNET, quando mudou tudo: como trabalhamos ou nos divertimos; como passamos o tempo livre com a família ou os amigos; o que e como compramos; e até (não tenham dúvida) como nós pensamos. 


NOVIDADES

Como acontece com praticamente todas as NOVIDADES, a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL não foge à regra. Como tal já está sendo vista com temor e desconfiança, a considerar a facilidade que oferece para gerar textos e imagens falsas, reforçando a já atual onda de desinformação. Godoy também ressalta que outras preocupações estão contidas no impacto da IA sobre os empregos -especialmente aqueles que envolvem a criação de conteúdo, gerando a necessidade de novas competências- e a preservação dos direitos autorais (haja vista a crise entre artistas e roteiristas e a indústria cinematográfica), bem como os custos humanos e ambientais do desenvolvimento da tecnologia, incluindo possíveis más condições de trabalho e alto consumo de energia.


LIVE ARBÍTRIO

Na sua conclusão Godoy é assertivo: - Levando em conta que, desde a Criação, tudo que existe ou surge no universo traz consigo POTENCIAL PARA O BEM E PARA O MAL, uma coisa é mais do que certa: a opção para o MELHOR deve ficar SEMPRE POR CONTA DOS INDIVÍDUOS, pois para isso lhes foi concedido o LIVE ARBÍTRIO. 


ESTUPIDEZ ARTIFICIAL

O que me parece nítido neste momento, é que os governantes estão se metendo no assunto com o claro interesse de PROIBIR o uso da INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL no Brasil. Sem surpreender querem estimular a ESTUPIDEZ ARTIFICIAL -SEM LIMITES-.


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje, DIREITOS HUMANOS, SÓ PARA OS "COMPANHEIROS", por Percival Puggina. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar