Artigos

15 jun 2009

ESTADO DEMOCRÁTICO


Compartilhe!           

DIREITO DE VOTAR
Uma democracia não se restringe ao simples direito adquirido pelo povo em votar nos seus representantes. Para que o Estado Democrático de Direito possa funcionar de verdade só isto não basta. É preciso muito mais.
PODERES INDEPENDENTES
Antes de tudo, uma democracia significa que é preciso que os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário existam e funcionem, de fato, de forma independente.
DECISÃO EXCLUSIVA
Em Cuba, por exemplo, é mais do que sabido que inexiste a democracia. Tudo lá é decidido, exclusivamente, pelo governo comunista liderado pelos irmãos Fidel e Raul Castro.
INCONDICIONAL
O povo cubano, diante das decisões nada democráticas que são tomadas pelo governante único, só tem um destino: acatar. Incondicionalmente.
ATRAVÉS DO VOTO
A Venezuela, mesmo que o jornal ZH de ontem, 14, entenda de outra forma, está seguindo os mesmos passos de Cuba e já está quase lá. Entretanto, o caminho da transição, escolhido pelo povo venezuelano, tem sido feito através do voto popular.
VENEZUELA
Resultado: a cada dia que passa, tudo aquilo que acontece na Venezuela já está sendo decidido somente pelo neo-comunista, Hugo Chávez.Quando o ditador entende que as críticas recebidas são insuportáveis, basta usar toda a força criada por ele mesmo para fazer valer a sua vontade.
RECEITA FEDERAL
Agora, para impedir que a mídia crítica atrapalhe a sua trajetória, Chávez está usando a receita federal da Venezuela (Seniat) para acabar com o canal de TV Globovisión. Alegando sonegação de impostos, a Receita já aplicou uma multa de US$ 2,2 milhões ao canal de TV. A Globovisión, para quem não sabe, é o principal canal opositor ao governo da Venezuela. E, como tal, expressa opiniões contrárias ao ditador Chávez. Portanto, ninguém duvida de que o governo vá silenciá-la. Pois é, gente. Mesmo assim, muita gente quer a Venezuela no Mercosul, ou Unasul, se preferirem.