Artigos

02 mai 2006

ESTÁ NO DNA DOS LATINO-AMERICANOS


Compartilhe!           

QUINTO MUNDO
Toda regra tem exceção, não é mesmo? Pois, na América Latina, o Chile é quem garante esta exceção. Os países restantes estão sempre fazendo de tudo para serem, perpetuamente, pedaços de quinto mundo. Principalmente agora, com a revoada fantástica dos neo-populistas que estão chegando pouco a pouco aos comandos de vários países.
CAOS FESTEJADO
Não se trata de simples amor ao atraso, até porque o passado não mostra coisas como estas que estão sendo experimentadas na América do Sul com tanto vigor. Leonel Brizola, para quem tem boa lembrança, também expropriou as empresas de telefonia e de eletricidade no RS. Como se sabe foi bastante festejado pelos nacionalistas da época. O resultado é que tudo aquilo que mais faltou por muitos anos aos gaúchos foi energia e telecomunicação. Foi um caos festejado.
A RESPOSTA
O fato é que o Brasil não dispunha de empresas transnacionais que hoje tem. O mal que já fizemos aos outros está sendo feito agora a nós pelos bolivianos. E as reações já se mostram bem diferentes e cheias de perplexidade. Aí é que reside a nossa ingenuidade, e não no fato de Morales ter feito o que fez. Afinal, a sua conduta durante a campanha eleitoral sempre foi esta que agora está praticando. Bem feito!
COM O AVAL DO PT
Tenho me manifestado por diversas vezes chamando a atenção para o que já estamos assistindo. Tudo o que Evo Morales e Kirchner começaram a fazer, daqui a pouco Hugo Chávez também fará com o Brasil. Nada disto pode ser visto com surpresa. Este é o novo Estado Bolivariano que está sendo construído, com o aval de Lula e do PT. As trocas constantes de abraços e sorrisos com a corja de comunistas latinos conta bem como tudo está sendo conduzido.
NEM MORTO!
Ao se decidir como candidato à reeleição, Rigotto sabe bem do que está tratando e muito mais bem ainda de como será tratado. Se, por ventura, ficar para o segundo turno, para decidir com Olívio Dutra a vaga de governador, é óbvio que acabará ganhando os votos de quem não quer ver, nem morto, o candidato petista vitorioso.
ENTRE O MAL E O PIOR
Ou seja, Rigotto, pelo que dizem as pesquisas, sabe que não é nem um pouco adorado pela classe empresarial, que quer vê-lo o mais longe possível do Executivo. Mas, para se verem livres do fantasma do PT, Rigotto acabará por receber os votos dos empresários desesperados, que farão isto sem pestanejar. E mais: com dedos fechando o nariz e mãos nas bandeiras. Ficamos, pois, entre o mal e o pior. Como não queremos o pior, ficaremos com o mal. Esta é a sina dos gaúchos, gente.
TERMO DE COOPERAÇÃO
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a empresa Aracruz Celulose assinaram um Termo de Cooperação que beneficia a Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger. Pela parceria, a empresa aplicará R$15 mil em serviços e benfeitorias a serem especificados pela administração da Reserva. Com o repasse do valor,será viabilizado o incremento da formação de professores e atividades depesquisa científica que se desenvolvem no local. Esperamos que não seja depredadas as benfeitorias pelo MST.
MUDANÇAS
O Fórum Estadual de Defesa do Consumidor está anunciando mudanças na realização da Jornada da Cidadania. Buscando a integração de interesses das entidades públicas e civis e mais conforto para o atendimento do público, a partir do mês de maio o evento será realizado no interior do Mercado Público, sempre na última terça-feira de cada mês, em parceria com a Prefeitura Municipal. A próxima edição da Jornada da Cidadania está marcada para o dia 30 de maio, das 9h às 17h.
GERDAU NA COPA
Os clientes do Grupo Gerdau de todo o País já estão entrando no espírito da Copa do Mundo. A partir desta semana eles receberão brindes como camiseta, bola, boné, bandeira e tabela com o calendário dos jogos. Quem já adquire os produtos Gerdau via distribuidor ou ponto-de-venda receberá um convite para participar da campanha por meio de site, mala-direta ou telefone. Não é sorteio. Basta que os clientes convidados se cadastrem para receber o presente. Com a iniciativa, o Grupo Gerdau reforça seu relacionamento com cerca de 13 mil clientes de diferentes setores no Brasil. São construtores, engenheiros, pedreiros, serralheiros, marceneiros, produtores rurais e clientes do segmento automotivo que a partir da próxima semana passam a integrar a Torcida Brasil Gerdau pela seleção brasileira na Copa do Mundo.
60 ANOS
O estímulo ao cooperativismo e a disseminação das suas vantagens para o crescimento e desenvolvimento econômico de um grupo, e até mesmo de uma região, são alguns dos objetivos da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados do Banrisul (Banricoop). Com 60 anos de atuação no mercado, a primeira cooperativa de crédito mútuo do Brasil faz aniversário nessa semana e comemora o atingimento da meta de R$ 6 milhões de recursos financiados.
NO ESPAÇO
O Projeto Pescar ganha um novo espaço para a formação pessoal e profissional de jovens de baixa renda da capital gaúcha: é no Sheraton Porto Alegre Hotel, nova unidade da Rede de Franqueadas Pescar e primeira do ramo hoteleiro, que será desenvolvido, de abril a dezembro deste ano, o curso de Auxiliar de Hotelaria e Atendimento ao Cliente, aos 13 adolescentes, entre 15 e 18 anos, inscritos no projeto. As aulas, com conteúdos teóricos e práticos, serão desenvolvidas de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h30min, por um grupo de orientadores voluntários formado por profissionais do Sheraton e do Moinhos Shopping. O curso é gratuito e os jovens recebem alimentação nas dependências do hotel, vale-transporte e uniformes.