CORONAVÍRUS
Por mais que existam assuntos de grande importância para serem abordados, o fato é que todas as atenções, do mundo todo, estão voltadas para o grande problemão de saúde pública denominado CORONAVÍRUS. Como estamos diante de uma DOENÇA NOVA, cujo tratamento específico ainda totalmente desconhecido, isto torna muito fértil o terreno das mais variadas ESPECULAÇÕES, tanto das CAUSAS quanto, principalmente, dos EFEITOS econômicos da epidemia.
ESPECULAÇÕES
Pois, considerando que o momento é muito propício para as ESPECULAÇÕES, antes de tudo é importante que se leve em conta que os chineses nada têm de bobos. Ao contrário, o que mais sobra naquele país é muito preparo e excepcional inteligência, principalmente para produzir e comerciar. Como tal é importante considerar que os chineses vão tratar de tirar o máximo proveito dos males provocados pelo CORONAVÍRUS.
A CONTA VAI PARA OS EXPORTADORES
Sabendo que os prejuízos das paralisações e/ou quarentenas serão de grande monta, a preocupação -econômica- é fazer com que todos aqueles que exportam seus produtos paguem a alta conta através de uma substancial redução de preços das commodities. Além disso já estão revendo vários pontos de contratos de importação de inúmeros produtos.
18% DA POPULAÇÃO MUNDIAL
Mais: considerando, por exemplo, que a China abriga algo como 18% da população mundial, e só por aí se vê obrigada a importar uma quantidade enorme de -commodities agrícolas- para satisfazer à sua enorme população, há que se reconhecer -ESPECULATIVAMENTE- que a queda de preços das mercadorias ofertadas mundo afora, provocada pelo CORONAVÍRUS, está sendo altamente benéfica para os chineses.
AJUDA DA MÍDIA SENSACIONALISTA
Ora, como o CORONAVÍRUS, queiram ou não, já se tornou um CASE MUNDIAL, e a China tem perfeita noção do seu forte poderio, a lógica do raciocínio diz, claramente, que os chineses farão de tudo para tirar proveito do PÂNICO que se instalou no mundo todo, com a ajuda monumental da mídia sensacionalista.
IDEOGRAMA CHINÊS
Volto a afirmar: como os chineses não são bobos e sabem muito bem o quanto o mundo todo precisa vender para a China, por certo que vão mandar boa parte da conta do CORONAVÍRUS para seus fornecedores.
Arrisco a dizer que queda dos preços das commodities e/ou produtos processados será muito maior do que o tamanho da redução do PIB chinês. Ou seja, o CORONAVÍRUS tem tudo para dar lucro para os espertos e inteligentes chineses.
Ah, sem esquecer do milenar IDEOGRAMA CHINÊS que diz: - toda CRISE é o momento em que há PERIGO E MEDO, mas também é o momento em que há OPORTUNIDADE.