Artigos

31 mai 2007

ENTRE O DISCURSO E A PRÁTICA


Compartilhe!           

APAGÃO
Se não há risco imediato de um novo apagão elétrico no Brasil é porque os reservatórios desta vez estão cheios. Caso contrário a coisa já estaria complicada. Mais: o que está ajudando a empurrar para frente esta oferta baixa de energia é o nosso baixo crescimento, menor do que a média mundial e da América Latina. A infra-estrutura atual não suportaria um crescimento acima de 5% do PIB.
NO LONGO PRAZO
No longo prazo, no entanto, mesmo mantendo uma taxa baixa de crescimento, o apagão parece inevitável. A Vale do Rio Doce já concluiu desta forma e por isto adia investimentos. Outros que ainda não expuseram suas estratégias de investimentos devem estar pensando da mesma forma. Enquanto isto a sociedade está sendo engambelada com o tal PAC. Discurso puro.
A CHINA E A IMPRENSA
Certas notícias vindas da China têm causado espanto nas economias do mundo. E as repercussões das medidas que o governo chinês toma a cada momento, está carecendo de mais entendimento por parte da nossa imprensa, que mais prefere assustar do que esclarecer.
OPERAÇÕES NA BOLSA
A tal exuberância da Bolsa daquele país é notória pela fantástica valorização dos papéis negociados. E a tributação definida pelo governo chinês, de 0,1% para 0,3% sobre os negócios realizados nos pregões, pretende ser um freio na percepção comunista. Crêem os governantes que sem a tributação as compras aumentarão e podem se tornar uma frustração total para os investidores que estão se lambuzando com o capitalismo, há muito tempo inexistente na China.
CONCEITO DE RISCO
Os preços das ações, em princípio, se regulam pela expectativa que os investidores têm para retornar o capital investido. Quanto maior o prazo de retorno, assim definido pela relação entre o preço da ação e lucro admitido para a empresa nos anos seguintes, maior o risco de oscilação das ações no mercado.
TRIBUTAÇÃO
Comparando a situação da Bolsa chinesa com a Bovespa, uma coisa é certa: a tributação lá, depois de aumentar de 0,1% para 0,3% ainda é infinitamente menor do que a nossa. Portanto, não é por aí que se mede o risco chinês. Embora o risco de oscilação de preços seja uma constante, na comparação dos preços entre os setores e empresas nós ainda somos mais baratos.
DECISÃO DO SÓCIO
Continuo preferindo a definição de que investimento em ações é de prazo incerto. Pode, portanto, ser de curto, médio ou longo prazo. A satisfação do preço atingido é uma questão de foro do investidor. Ele é quem deve decidir o que fazer quando uma ação se valoriza ou quando se desvaloriza. E isto pode acontecer a qualquer tempo. Nada impede que ele volte novamente para o mesmo papel depois de uma venda. Afinal, na Bolsa, o investidor decide quando quer ser sócio. Tudo depende da liquidez do papel para que ele possa entrar ou sair da sociedade.
FALANDO DE ÉTICA
Em tempos de descaso com o patrimônio público, alunos da rede de ensino de Porto Alegre dão um exemplo de cidadania ao discutir em sala de aula o quanto o Brasil perde com a falta de ética. O programa - Vamos Falar de Ética -, da Junior Achievement Brasil, visa discutir esse tema por meio de jogos interativos, que colocam os jovens diante de situações e dilemas do dia-a-dia. O programa será aplicado nesta terça-feira, 5 de junho, das 7h30min às 12h, na Escola da Associação Cristã dos Moços (ACM) e no Colégio Protásio Alves.
EMPREENDER É CONQUISTAR
O Sistema FIERGS, através do Sesi-RS, em parceria com a Junior Achievement, lança nesta quinta-feira (31), às 17h, na sede da FIERGS, o Programa Empreender é Conquistar que tem como objetivo desenvolver, de maneira dinâmica e vivencial, ações educativas que oportunizem aos estudantes a descoberta de seus potenciais empreendedores e as opções de carreira profissional.
JORNADAS DA BORRACHA
Acontecem de 11 a 15 de junho próximo na Fiergs, em Porto Alegre, as IX Jornadas Latino-americanas de Tecnologia da Borracha, juntamente com as VII Jornadas Ibero-americanas de Tecnologia da Borracha e o XII Seminário de Atualidades Tecnológicas. Os eventos estão a cargo do Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do RS (Sinborsul). Inscrições: Office Marketing ? fone (51) 2108.3111 ou e-mail: jornadas@officemarketing.com.br
FESTIVAL DE CINEMA
O maior evento de cinema do país e um dos principais da América Latina, o Festival de Cinema de Gramado, abre inscrições para o credenciamento de imprensa da 35ª edição do evento no próximo dia 1º de junho. Jornalistas brasileiros e internacionais podem se credenciar até o dia 15 de julho no site: www.festivaldegramado.net. Este ano o Festival acontece de 12 a 18 de agosto, tendo mais um dia de duração.