Artigos

11 jan 2005

ECONOMIA EM XEQUE


Compartilhe!           

RISCO EM ALTA
Voltamos a registrar altas significativas no nosso risco Brasil. Depois da façanha de ficar abaixo dos 400 pontos por alguns dias voltamos a apresentar novas altas. Ontem, por exemplo, atingimos 431 pontos base, mas pode subir mais. Os motivos? Não são poucos, mas são claros. E, por favor, não se trata de uma nova perseguição dos jovens yuppies americanos, que na cabeça dos apressados daqui, insistem que eles detestam o Brasil e gostam de nos fazer sofrer.
CUSTO ALTO
Com aumentos significativos de impostos, em todos os níveis de governos, que inviabilizam as atividades econômicas brasileiras, qualquer um entenderia que estamos sempre mais vulneráveis e com menores chances de sucesso. Como a gritaria está sendo grande por aqui, onde os brasileiros já estão mais do que furiosos, basta que eles ouçam os sons que o povo está botando para fora. Pronto, o resultado é sair correndo e, com isso o risco aumentar.
MÊS DOS FÓRUNS
O mês de janeiro já está caracterizado pela realização de dois fóruns mundiais. Um, capitalista duvidoso, e o outro, comunista autêntico. O primeiro, que se realiza em Davos, Suíça, é aberto e pronto a todos que queiram participar. Lá se discutem formas de inclusão para que as economias possam se desenvolver mais e que a distribuição da renda aconteça por méritos de quem se propõe a produzir. E, é óbvio, pela vontade dos interessados que usam a educação como o melhor instrumento para disputar o tamanho da renda a ser obtida.
FÓRUM COMUNISTA
O segundo e um atraso e se realiza num ambiente que está vocacionado a ser controlado pelo Estado. É o Fórum Comunista Mundial, sempre disfarçado pela alcunha de - Fórum Social Mundial -. Na realidade não chega a ser um disfarce, mas uma forma de atrair mais simpatizantes, principalmente aqueles que não simpatizam com o termo - comunista -. Foi para encobrir este certo constrangimento público é que espertamente levou os organizadores a usar o nome - Social ?. Serviu, enfim, para mascarar o que legitimamente é coisa comunista mesmo.
VÃO SE ENFORCAR
O interessante é que alguns empresários já devidamente cooptados e adoradores do totem, adoram o tal Fórum Comunista dizendo que é uma tábua de salvação para suas atividades. Isto, gente, nós sabemos que só vai durar até o momento em os mesmos deixarão sequer de ser aproveitados para administrar o que ainda lhes pertence. Estão pagando pela corda que acabará por enforcá-los. Não é fantástico ? Pois é.
PLANO PILOTO
E, acreditem: o local escolhido para estes encontros é sempre o melhor lugar para por em prática o Plano Piloto. Que aliás, já está produzindo seus efeitos. Lula estará nos dois. No primeiro, para pedir alguma coisa e fazer críticas ao capitalismo. No segundo para apoiar e vibrar com as causas comunistas e promover a crença ideológica. Viva.
CHORO
O Secretário da Sedai, RS, Luiz Roberto Ponte, não se conteve ao discursar na transmissão de posse ao novo presidente do Sebrae/RS, Flavio Sabadini, e chorou. Até aí tudo bem, pois faz parte das emoções humanas. Só que o seu discurso foi, mais uma vez, uma tentativa de fazer os presentes acreditarem que é gostoso, maravilhoso e necessário aceitar aumento de impostos. Gente, o convencimento do Secretário é algo muito estranho e até impressionante.
PLATÉIA ESTARRECIDA
Se alguém parou para pensar, já deve ter entendido que deveriam chorar mesmo só aqueles que estavam na platéia. Creio que foram pegos de surpresa e ficaram atônitos, pois o ato de posse não sugeria discursos bobos e de difícil digestão. O drama vivido pelo ex-presidente do Sebrae/RS é tão grande, que mais uma vez não se conteve e acreditou que alguém ainda poderia ser convencido daquilo que só ele e o governador ainda pensam que é uma solução. Arre.