Artigos

30 mai 2005

É VIAJANDO QUE SE APRENDE


Compartilhe!           

A IMPORTÂNCIA DAS VIAGENS
Uma das coisas mais antigas que existe, e que todo mundo sabe, é que as viagens servem para esclarecer e formar melhor as decisões de quem visita vários lugares. E quando os destinos são países cujas administrações estão dando certo, e levando suas economias para cima, a ordem dos governantes viajantes deveria ser de copiar estes países imediatamente.
QUEM GOSTOU, FALA!
A percepção de que houve ou não entusiasmo com o que foi visto é simples. Basta ouvi-lo espontaneamente. Os encantados não precisam que lhes perguntem coisa alguma. Quem gostou, fala imediatamente. E quem não gostou, desanca o pau, mostrando pela forma comparativa, que o Brasil é melhor por a e b motivos.
EMBARQUE IMEDIATO
Creio que seria muito oportuno, neste momento, que os governadores, e principalmente o presidente Lula, embarcassem imediatamente para o leste europeu. Para os países que já se incorporaram à União Européia e àqueles que estão loucos para entrar nela. Gente, é qualquer coisa de enlouquecer. A maioria, por conhecer tudo que lhes prejudicou por terem vivido muito tempo na escuridão do socialismo, está agora querendo ganhar o tempo perdido.
SEDUZINDO OS INVESTIDORES
As grandes feiras européias tem sido muito utilizadas para a apresentação destes novos paises, como já mencionei fartamente no ano passado. Para dar credibilidade a tudo aquilo que ofereciam, e continuam oferecendo, para quem quiser investir por lá, as apresentações são feitas, geralmente, por empresas de auditoria sérias. Se fossem feitas por Tribunais de Contas, certamente não teria o mesmo efeito, não é mesmo? Daí a escolha de gente que possa mesmo seduzir os investidores em potencial.
COMPETIÇÃO FANTÁSTICA
Pois bem. A parte que todos ficam mais atentos é quando o tema é: impostos. Tributação. E praticamente todos os países do leste sabem que podem competir por aí. E estão fazendo tudo conforme vem prometendo nas apresentações. A Eslováquia, por exemplo, resolveu a questão de forma magnífica: o IR, tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas, a alíquota é de 19%. E o imposto sobre vendas, que nada tem a ver com o nosso esdrúxulo ICMS, pois só acontece quando algo é vendido, e não circulado, também é de 19%.
SIMPLIFICAÇÃO
Esta simplificação simplesmente mantém o nível das receitas do país, mas com muito mais atividade econômica, pois o nível de pessoas trabalhando é fantástico. Gente, estou querendo pagar a passagem para o Lula. Alguém gostaria de entrar na corrente para levar o governador Rigotto e outros mais. Tenho certeza de que iríamos marcar um gol de placa. Que tal?
Titulo