Artigos

29 mai 2007

É PRECISO RESTAURAR O REGIME - (2)


Compartilhe!           

RACIONALISMO
No período da Restauração Européia, que teve início em 1800 e findou em 1850, o liberalismo, como doutrina política, derivava do racionalismo do século XVIII. Foi o grande grito contra o crivo arbitrário do poder absoluto, ao respeito cego ao passado, ao predomínio do instinto sobre a razão.
BUSCA DA VERDADE
O liberalismo (racionalismo) preconizava a busca da verdade por parte do individuo sem nenhum tipo de freios. Tudo mediante amplo diálogo e a confrontação de pareceres, dentro de um clima de tolerância, de liberdade e fé no progresso.
PODER DA RAZÃO HUMANA
Esta doutrina se assentava na confiança no poder da razão humana e era tudo que se esperava das constituições e das leis escritas. Seu rasgo distintivo consistia no desejo de querer resolver tudo mediante a aplicação de princípios abstratos e mediante a aplicação dos direitos dos cidadãos e do povo. A Revolução deu força verdadeira a estas idéias.
IDÉIAS DE LIBERDADE
Frente aos privilégios históricos e às prerrogativas tradicionais do príncipe ou das classes governantes, o liberalismo opôs-se aos direitos naturais e dos governados. Frente à idéia de hierarquia e de autoridade, o liberalismo apresentava as idéias de liberdade e de igualdade. E estas idéias precisariam ser aplicadas em todos os setores: ao governo, à religião, ao trabalho e às relações internacionais.
DOIS ASPECTOS
Mas o liberalismo se refere, fundamentalmente a dois aspectos: ao político e ao econômico. O liberalismo como sistema político foi construído a partir das doutrinas dos velhos mestres Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Condorcet, que se consagraram depois da queda de Napoleão e se estendeu desde a França e Inglaterra pelo sul e pelo este da Europa.
LIBERALISMO POLÍTICO
O liberalismo político propunha uma limitação do poder mediante a aplicação do principio da separação entre o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, de tal maneira que o Legislativo caía em mãos de uma Assembléia eleita por sufrágio censitário. Esta divisão devia se estabelecer mediante a criação de órgãos que tivessem a mesma força, pois no equilíbrio dos poderes residia a melhor garantia de seu controle mútuo e ao mesmo tempo da liberdade do individuo frente ao absolutismo.
DISTINÇÃO
O Liberalismo se distinguia da democracia o do radicalismo 1- porque defendia a idéia da soberania das assembléias parlamentares frente à soberania do povo; 2- porque dava primazia à liberdade sobre a igualdade; e, 3- porque preconizava o sufrágio limitado frente ao sufrágio universal.
CÔRTES DE CADIZ
O Liberalismo começou a transformar a Europa a partir da segunda década do século XIX, e foi precisamente na Espanha onde teve uma de suas primeiras manifestações com a reunião das Côrtes de Cádiz e a elaboração da Constituição de 1812, a qual se converteu num importante símbolo para muitos liberais europeus. De fato, o termo liberal foi utilizado por primeira vez pelos deputados espanhóis naquelas Côrtes no sentido de abertos, magnânimos e condescendentes com as idéias dos demais, na sua luta para acabar com o absolutismo tradicional de sua Monarquia.
FORMAS
O Liberalismo se impôs de várias formas: uma delas foi mediante um movimento revolucionário, como foi o caso da França em 1830, e em outras recorreu à reformas mediante uma evolução progressiva do sistema político sem violências, como ocorreu nos Países Baixos ou nos países escandinavos. Quem sabe, com alguma inspiração e muito raciocínio, chegamos aonde eles já chegaram...
ACORDO
A Gerdau Ameristeel anunciou que chegou a um acordo para um novo contrato de trabalho com o sindicato dos metalúrgicos (United Steelworkers - USW) em sua unidade de Manitoba, no Canadá. O novo contrato, efetivo a partir de 24 de maio de 2007, tem vigência até 23 de maio de 2012.
TI NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A utilização da Tecnologia da Informação no setor de Construção Civil ainda é pequena no Brasil, se comparada aos mercados internacionais. ?De uma forma geral, as empresas de construção civil fazem um uso muito limitado das TIC atualmente disponíveis?, afirma o Eduardo Luiz Issato, Professor da UFRGS e Coordenador Geral do III Encontro Tecnologia da Informação e Comunicação na Construção Civil - TIC2007, dias 11 e 12 de julho de 2007, no Centro de Convenções do Hotel Deville.
PLANEJAMENTO FAMILIAR
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Porto Alegre, convida para participar do Seminário do Fórum do Planejamento Familiar sobre "Ferramentas para implementação de Programas de Planejamento Familiar", a realizar-se às 19 horas, amanhã, 30, no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal, na Avenida Loureiro da Silva, 255, em Porto Alegre.
MOTORYAMA
A Yamaha Motor do Brasil realizou sua habitual campanha de incentivo aos concessionários no período de abril de 2006 a março de 2007. A Motoryama, de Porto Alegre, RS, foi uma das mais bem classificadas a nível nacional. Parabéns.
TÁ NA MESA
O ex-ministro da Justiça e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim, participa nesta quarta-feira, 30, da reunião-almoço Tá na Mesa da Federasul. Ele falará sobre: "Reforma Política". Às 12h na Federasul.