Artigos

19 jul 2007

É PRECISO LEVANTAR TODOS OS FATORES


Compartilhe!           

FATOR DETERMINANTE
Problemas e assuntos sobram em grande número para serem comentados neste momento. Mas, como o tamanho de uma tragédia é fator determinante do tempo em que ela deva se manter como notícia, sinto-me no dever de ainda escrever sobre o trágico acidente da TAM, principalmente porque estamos diante do maior acidente aéreo ocorrido no Brasil.
A VOLTA DA RAZÃO
O que já conseguimos evoluir, felizmente, de ontem para hoje, é que a grande histeria, sempre compreensível pelo choque do trágico desastre, já começa a diminuir. E a razão, finalmente, já dá os seus primeiros passos sem que a dor da perda seja afastada.
OBSERVAÇÕES
Assim, vamos a algumas observações que me parecem oportunas para o momento:1- Quando um vôo está lotado, aquelas pessoas que deixaram de viajar no avião desastrado, por vários motivos apresentados estão festejando. Até aí tudo bem. Mas é bom lembrar que o assento de quem não viajou não ficou vazio no vôo JJ 3054 da TAM. Ele foi preenchido por outro passageiro. O sentimento de alívio de quem perdeu o vôo, ou desistiu dele, deve permanecer como luto por aquele que morreu em seu lugar.
REVENDO AS CONDENAÇÕES
2- Com as entrevistas coletivas concedidas, ontem, pelas autoridades do Ministério da Aeronáutica, assim como as primeiras imagens da aterrissagem do Airbus da TAM, as condenações precipitadas já passaram a ser revistas pelos mais apressados.
VIGILÂNCIA
3- Portanto, sugiro mais uma vez que deixemos que todos os fatores que levaram ao fim trágico da aeronave e seus ocupantes sejam levantados, para que não se cometa mais equívocos e injustiças. Tudo, naturalmente, sem perder de vista que muita coisa precisa acontecer e mudar no setor de aviação do Brasil.
AMOR À VIDA
4- É preciso entender também que uma aeronave, como é caso do Airbus A 320, é um equipamento muito caro. E as vidas das pessoas a bordo, as quais não se mede por preço mas por valor humano, mais ainda. Ora, um piloto, mesmo que, por ventura pudesse não ter amor à sua própria vida, ainda tem o dever de preservar a vida dos passageiros assim como da aeronave que dirige.
SEGURO
5- Mais: uma companhia seguradora que se propõe a segurar bens materiais e humanos, não admitiria, sem mais nem menos, obter uma perda enorme sabendo, conhecendo e definindo como más as condições das pistas dos aeroportos. Por isto acredito que outros fatores, além da pista, ainda acabarão por aparecer como mais determinantes e mais importantes.
TEMPO REAL
A 6ª Bienal do Mercosul, uma das maiores mostras de arte contemporânea do mundo, a ser realizada de 1º de setembro a 18 de novembro, em Porto Alegre, receberá tecnologia de ponta da prefeitura, por meio da Procempa. A empresa do município viabilizará a transmissão em tempo real, pela internet, do Simpósio Internacional de Arte e Educação, evento integrante da Bienal, que deverá reunir em outubro cerca 1,5 mil participantes. A Procempa também implantará ambientes Wireless para conexão gratuita à internet sem fio, no Cais do Porto, onde, além do Margs e do Santander Cultural, ocorrerá a mostra.
INAUGURAÇÕES
O SICREDI convida para a abertura das duas novas unidades de atendimento da Cooperativa em Porto Alegre. As inaugurações ocorrem nesta sexta-feira, 20, nos dois novos endereços: Avenida Eduardo Prado, 1844, Cavalhada, às 10h; e na Avenida Farrapos, 2462, São Geraldo, às 14h.
CAMPANHA
No próximo domingo, 22, vai ao ar no intervalo do Fantástico (TV Globo) o segundo filme da nova campanha publicitária da Aracruz. Este ano a campanha mostra que, antes mesmo de ter um desempenho exemplar no exterior, a companhia faz um bonito papel aqui no Brasil. O segundo filme fala dos empregos e renda gerados pela empresa, bem como de seus investimentos em qualificação profissional. Preservação do meio ambiente, investimento social e em pesquisa científica e tecnologia também são temas abordados nas peças, veiculadas em televisão e revistas. A Aracruz aproveita essa comunicação para destacar seus 40 anos de existência e lançar um selo comemorativo.
TEF
A porto-alegrense Sidicom Software está homologada para realizar operações com Transferência Eletrônica de Fundos ( TEF ), de transações com cartões dedébito e crédito integradas com emissão de cupom fiscal. O alerta é para empresários que ainda não aderiram ao sistema. O prazo expira em 31 dejulho. Após a certificação recebida da empresa homologadora, o sistema Sidicom SWG pode efetuar as transações de venda regularmente com cartões decrédito e débito em todo o País, de acordo com as novas resoluções estaduais.
CARTÃO
O Rancho Card Alimentação e o Rancho Card Convênio da Cia. Zaffari recentemente firmaram contratos com sete empresas de Porto Alegre e região metropolitana, resultando em benefícios a mais de 4.500 pessoas. O cartão possibilita compras com desconto em folha na rede Zaffari e Bourbon e em diversos outros estabelecimentos credenciados para os funcionários de empresas como Atende Bem, de São Leopoldo; Sigma Leather, de Novo Hamburgo e Associação dos Funcionários da Panvel. Os associados do cartão participam automaticamente do Clube Premier Bourbon, um programa de vantagens e condições promocionais exclusivas junto a diversos parceiros como cinemas, farmácias, lojas e restaurantes.