Artigos

21 mar 2019

É PRECISO CRIAR O COPOF


Compartilhe!           

POLÍTICA CAMBIAL

A POLÍTICA CAMBIAL do Brasil, a partir do momento em que foi adotado o CÂMBIO FLUTUANTE, produziu bons efeitos graças, principalmente, à transparência quanto ao preço do real em relação às moedas internacionais, notadamente o dólar norte-americano. O resultado aí está: contas externas em ordem; reservas cambiais estão em bom nível; e déficit em transações correntes equilibrado.


POLÍTICA MONETÁRIA

Da mesma forma, a POLÍTICA MONETÁRIA, desde a criação, em 20 de junho de 1996, do COPOM - Comitê de Política Monetária, órgão que tem como objetivo determinar a -Taxa Selic-, passou a ser mais transparente e administrável no que diz respeito à realidade econômica. Tanto é verdade que às vésperas de cada uma das oito reuniões anuais do COPOM, os agentes econômicos entram em MODO -STRESS- especulando a nova Taxa Selic para o novo período.


NOTAS VELHAS E REPETIDAS

Ontem, a propósito, o COPOM, órgão pra lá de conhecido por todos os brasileiros de norte a sul do País, decidiu, pela oitava vez seguida, manter a Taxa Selic em 6,50% ao ano, menor patamar na história.

E, com a mesma desenvoltura, as entidades empresariais trataram de emitir as velhas e sempre repetidas notas dizendo, resumidamente, que -juros mais baixos estimulam a retomada da economia . Estabelecem, portanto, um clima favorável para investimentos.


TAXA SELIC É CONSEQUÊNCIA

Ora, o que a mídia e os brasileiros em geral têm muita dificuldade para entender é que a TAXA SELIC, que é definida em cada uma das oito reuniões anuais do COPOM, não é CAUSA de coisa alguma. É isto, sim, pura CONSEQUÊNCIA dos graves problemas FISCAIS que fazem do nosso empobrecido Brasil um país MUITO DOENTE e sem forças para se sustentar.


POLÍTICA FISCAL

Ora, considerando que o CÂMBIO FLUTUANTE garantiu uma POLÍTICA CAMBIAL mais confiante; e o COPOM tem desempenhado um papel no que diz respeito à POLÍTICA MONETÁRIA, é de se estranhar que o governo não tenha criado o COPOF - COMITÊ DE POLÍTICA FISCAL-., como reclamou, recentemente, o ministro Paulo Guedes.


COPOF

Agindo da mesma forma correta e focada como de resto já vem procedendo  o CÂMBIO FLUTUANTE e o COPOM, o COPOF poderia agir no sentido de estabelecer estratégias e soluções capazes de debelar as CAUSAS das graves doenças que fazem do nosso Brasil um eterno paciente da UTI.


SUGESTÃO

Sugiro às entidades empresariais, que representam a real força produtiva do nosso País, que exijam dos perdulários governantes (Executivo, Legislativo e Judiciário, principalmente), a criação do COPOF, com poderes para estabelecer uma correta POLÍTICA FISCAL para o Brasil. Que tal?