106 ANOS
Na próxima segunda-feira, 17, Roberto Campos, nascido em 1917 e falecido em 2001, completaria 106 anos. Reconhecido como um dos nossos maiores economistas, notadamente pelo fato de ser -liberal -autêntico-, Campos ganhou fama pelas suas -tiradas- sarcásticas, inteligentes e sempre muito oportunas.
RECOLOCAR
Mais do que sabido, ao assumir o controle do nosso infeliz Brasil, a partir do mês de janeiro deste ano, Lula e seus comparsas trataram de recolocar o país na rota acelerada voltada para o COMUNISMO. Usei , propositadamente, -o termo RECOLOCAR porque, na real, a rota do COMUNISMO apenas foi interrompida, em 2016, por conta do IMPEACHMENT de Dilma.
DEMOCRACIA PELA JANELA
Desta vez, para desobstruir o caminho que leva, de forma obsessiva, ao pretendido COMUNISMO, seus principais aliados não perderam tempo: trataram com maestria, de jogar pela janela a já doente DEMOCRACIA, tida e havida como instrumento que poderia atrapalhar o PLANO DE GOVERNO DE LULA E DO PT.
GRANDE BATALHA
Como as forças contrárias passaram a ser constantemente perseguidas, ameaçadas e/ou impedidas de se manifestar, o que resta é levar o máximo de esclarecimentos para o enfrentamento desta GRANDE BATALHA. Para tanto escolhi as seguintes 12 oportunas frases do saudoso Roberto Campo. Eis:
12 FRASES SE CAMPOS
1 – No Brasil, a burrice tem um passado glorioso e um futuro promissor.
2 – Este é o país dos controles, no qual o Estado controla tudo, exceto a si mesmo.
3 – Nada mais parecido com um monetarista do que um estruturalista no poder.
4 – Todas as revoluções, em seu fervor inicial, tendem a confundir moralidade com moralismo. Aquela é uma virtude; este, um cacoete.
5 – Mais tarde eu viria a perceber que essa baixa capacidade de produzir mitos é característica tanto do capitalismo quanto da democracia. Produzem resultados práticos, mas é diminuta sua capacidade de fabricar mitos. O socialismo, de outro lado, é mais forte na produção de mitos que de resultados.
6 – O mundo não será salvo pelos caridosos, mas pelos eficientes.
7 – Política é a arte de fazer hoje os erros do amanhã, sem esquecer dos erros de ontem.
8 – O paradoxo político é, assim, que nos países de fraca capacidade empresarial privada, justificar-se-ia a intervenção do governo, mas a este falta competência para tanto; e, nos países de cultura mais sólida, onde o governo poderia intervir com menor possibilidade de erro, sua intervenção é desnecessária.
9 – O camelo é um cavalo planejado por um comitê de economistas; nem por isso é um animal inútil…
10 – Empresa privada é aquela que o governo controla, empresa estatal é aquela que ninguém controla.
11 – O capitalismo tem preços flexíveis e prateleiras cheias; o socialismo, preços congelados e prateleiras vazias.
12 – Na inflação capitalista, os preços sobem; na inflação socialista, os produtos somem.
ESPAÇO PENSAR+
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: AS INSTITUIÇÕES, TÃO FOFAS. Por Percival Puggina. Confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar