Artigos

26 jan 2022

DO QUINTAL PARA A SALA - O CONVITE FOI FEITO!


Compartilhe!           

CARTA-CONVITE PARA INGRESSAR NO PRIMEIRO MUNDO

Ontem, obedecendo a rotina diária de verificar se havia algo na Caixa de Correspondências, um enorme contingente de brasileiros -do bem-, que reúne todos aqueles que, literalmente, levam o nosso País nas costas, produzindo, comercializando e prestando os mais variados serviços, foi surpreendido quando viu que lá estava depositada uma importante CARTA, assinada pela OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, convidando o Brasil para fazer parte do seleto grupo de países que compõe o sempre almejado -PRIMEIRO MUNDO-.


IMPOSIÇÕES DESAFIADORAS

A OCDE, fundada em 1961 com o propósito de estimular o PROGRESSO ECONÔMICO E COMÉRCIO MUNDIAL, reúne as NAÇÕES MAIS DESENVOLVIDAS DO MUNDO e como tal é conhecida como -CLUBE DOS RICOS-. Além do Brasil, outros cinco países -Argentina, Bulgária, Croácia, Peru e Romênia foram agraciados com o convite para ingressar na organização intergovernamental. Entretanto, para ser efetivado como -país membro-, as imposições, além de numerosas são pra lá de desafiadoras. Principalmente para países que têm dificuldade para lidar com a necessária LIBERDADE.


PROTAGONISTA

Ao longo de muitos anos, a rigor desde o descobrimento, lá no ano de 1500, o nosso Brasil foi considerado, junto com quase todos os países da América Latina, como QUINTAL DO MUNDO. Isto começou a mudar, ainda que timidamente, quando o economista Jim O'Neil, do banco de investimentos Goldman Sachs, formou o grupo, denominado -BRIC-, composto por Brasil, Rússia, Índia e China, que mais tarde ganhou o S (BRICS) com a entrada da África do Sul (South Africa). A partir daí, como destacou à época a revista The Economist, o Brasil começou a ensaiar o papel de PROTAGONISTA, ainda que, por falta de REFORMAS, seguia a sua sina de preferir o papel de FIGURANTE ou, quando muito, de mero COADJUVANTE.


OPORTUNIDADE QUE NÃO PODE SER PERDIDA

O convite feito ontem pela OCDE, no entanto, enseja que, havendo boa e decisiva disposição para cumprir -satisfatoriamente- com aquilo que consta na longa lista de adequações, o nosso empobrecido Brasil poderá, enfim, sair do velho e surrado QUINTAL DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS, e passar a frequentar a SALA reservada à PAÍSES DE PRIMEIRO MUNDO, onde se reúnem as NAÇÕES MAIS DESENVOLVIDAS, que, de antemão, são regidas pela importante e necessária LIBERDADE ECONÔMICA. Até lá a jornada é longa - em torno de 3 a 4 anos-, mas o fato de que a CARTA-CONVITE, por conter a assinatura de TODOS os países-membros, isto, por si só, já mexe muito com a nossa autoestima. Vamos, portanto, em frente, convencidos de que esta oportunidade não pode ser perdida!


HOMENAGEM A OLAVO DE CARVALHO

Para finalizar, aproveito este bloco do editorial para prestar a minha homenagem ao meu amigo Olavo de Carvalho, que conheci lá nos anos 90. Naquela época, quando ainda era um escritor desconhecido, tive a oportunidade de hospedá-lo em minha casa, em Porto Alegre. Junto com o Olavo, como bem lembrou ontem o jornalista -liberal- e pensador Guilherme Baumhardt (Correio do Povo e Rádio Guaíba) passei a desvendar e divulgar, exaustivamente, as reais intenções do PT, assim como o ideário do Foro de São Paulo, mostrando sistematicamente os conteúdos das ATAS DAS DIABÓLICAS REUNIÕES DO FSP. Olavo, para ficar longe dos processos que sofria por dizer apenas e tão somente a VERDADE, resolveu se mudar para Virgínia, EUA,. Naquela ocasião, me pediu encarecidamente que não informasse o seu novo endereço assim como o número de seu telefone. Olavo de Carvalho, mais do que sabido se notabilizou pela defesa intransigente da LIBERDADE E DOS BONS COSTUMES, coisa que, infelizmente, são tidas e havidas como COISA RARA no nosso país.