Artigos

24 jan 2006

DÍVIDA MELHOR ADMINISTRADA


Compartilhe!           

NOVO PERFIL DA DÍVIDA
A dívida pública brasileira, pelo seu tamanho, não pode ter o mesmo tratamento que é dado ao FMI. Ou seja, não há como ser paga antecipadamente. Aliás, no curto, no médio ou mesmo no longo prazo. Partindo desta realidade, o governo brasileiro preferiu, de forma responsável, promover uma melhor administração dos débitos existentes. E, pelo que foi dado a entender, já mudou bastante o perfil da dívida mudando o prazo médio de vencimentos das emissões para 33 meses, ou seja, quase três anos.
SEM IDEOLOGIA
Além disso, sem qualquer objetivo ideológico, zerou a dívida dos títulos emitidos com cláusula cambial, em dólar. Falta ainda, para dar um melhor tratamento à questão, diminuir mais a dependência de papéis vinculados à taxa Selic, o que influenciará bastante para um menor crescimento da dívida quando houver alguma necessidade de elevar a taxa prime de juros.
R$ 1 TRILHÃO
Mesmo que a mídia esteja esperando a hora para divulgar, em manchete, que a dívida mobiliária em poder do mercado, tenha chegado a 1 trilhão, o risco não será alterado. É óbvio que chegaremos ao número de R$ 1 trilhão em pouco tempo, mas isto não significará má administração das contas ou a elevação do índice que mede o risco-Brasil, que deve ficar abaixo de 250 pontos-base ainda neste semestre.
MAIORES DEVEDORES
Resta informar, por oportuno, que de toda a dívida mobiliária que precisa ser rolada no mercado, quase 50% foi feita pelos Estados e Municípios e que foram negociadas em melhores condições com a União. Ao absorver tais débitos, o BC está recebendo o que financiou, em doses homeopáticas. Coisa que se prolongará por um período como 25 a 30 anos. Felizmente, com a Lei de Responsabilidade Fiscal, estas loucuras e/ou aventuras estão proibidas, embora a dívida seja muito alta.
ELEIÇÕES NA FARSUL
Por tudo o que viu e ouviu, a impressão era de que a eleição para a presidência da Farsul ? Federação da Agricultura do RS ? seria acirrada. Nada disso. As pesquisas feitas foram totalmente furadas, contribuindo para uma desmoralização de certos institutos que não tem compromisso com a ciência, mas com quem os contrata. Carlos Sperotto, eleito para seu quarto mandato, por enorme diferença de votos, deu um banho de tal monta que não oferece a mínima possibilidade de contrariedade de seu oponente.
CAMPANHA ELEITORAL
Não dá mais para disfarçar. A campanha eleitoral para presidente já está rolando e os candidatos bem conhecidos só precisam confirmar e serem confirmados como interessados. Nenhum nome novo, ou desconhecido, poderá surpreender, caso ainda venha a surgir. Isto é algo muito pouco provável e já não terá tempo para encantar efetivamente o eleitor. Falta, no entanto, a mesma lógica para os Estados que estão ainda muito atrasados no processo.
O ANO DA TRANSPARÊNCIA
O Presidente da AL-RS, Iradir Pietroski,encerra a sua gestão resgatando princípios fundamentais de austeridade administrativa da entidade, além da transparência dos seus atos e participação ativa com a sociedade. No que tange as despesas com pessoal, ficou abaixo do limite fixado pela lei de responsabilidade fiscal. Parabéns !
CRIANÇAS CARENTES
O projeto WimBELEMdon, iniciativa da construtora Ediba S/A e da Vonpar, agora tem como parceiro o Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) . No espaço ?EDIBA-VONPAR DA CRIANÇA?, serão oferecidas oficinas de leitura e horas de conto a 80 crianças do projeto, moradoras do bairro Belém Novo, na capital gaúcha. Estudantes de Letras da UniRitter farão as atividades.
FUND. IBERÊ CAMARGO
O site da Fundação Iberê Camargo classificou-se, pelo terceiro ano consecutivo, para o Top 10 do Prêmio iBest, oscar da internet brasileira. As páginas contém informações gerais e detalhadas sobre as atividades da fundação e também aborda o mundo das artes em uma revista digital. Também é possível acompanhar todas as fases da construção do Museu Iberê Camargo e fazer um passeio virtual pela obra. Para votar, o internauta encontra o selo do concurso no endereço www.iberecamargo.org.br.
REMATE DE VERÃO
Será realizada nesta, quarta-feira dia 25 às 20 horas, a 6º edição do tradicional Remate de Verão da Raça Crioula, junto ao Restaurante Vitrine Gaúcha no DC Shopping. Ao todo participam quinze cabanhas consagradas e serão apresentados 37 animais, alguns premiados na Expointer e em exposições locais.