TERCEIRA EDIÇÃO
Como nas edições anteriores, os Destaques
EMPRESAS
-
CAPITAL ABERTO
Nesta terceira edição, a minha escolha vai para duas empresas: Bovespa e BM&F. A procura pelos papéis de ambas as empresas, tanto no país quanto no exterior dá uma idéia clara da repercussão que ambas atingiram no mundo financeiro global. Merece também um comentário a mineradora Vale, destaque de 2006: uma prova indiscutível de que a privatização é e continua sendo o que há de melhor para o sucesso de qualquer empresa estatal.
CAPITAL FECHADO
O destaque deste ano vai para a gaúcha Cia Zaffari. Rodeada por grandes empresas supermercadistas globais mostrou enorme capacidade competitiva. Com a abertura de lojas em São Paulo no próximo ano está dando um passo importante para se tornar uma das maiores empresas do setor no país.
PAÍSES
Volto a eleger a China como país destaque. Precisa ser melhor compreendida nas suas atitudes para que algo aconteça no Brasil ainda pouco competitivo. Na América do Sul, a Colômbia é o meu destaque 2007. Proporcionalmente, já recebe mais recursos que os demais países latinos. E seu presidente mostra grande firmeza diante de tantos comunistas à sua volta.
ENTIDADE
A instituição que mais se destacou em 2007 foi a FIESP. O desempenho do seu presidente, Flávio Scaff, para a derrubada da CPMF é digno de registro. Ficou praticamente sozinho na batalha e ao final conseguiu o seu intento.
PERSONALIDADES
A grande personalidade deste ano está fora da economia e da política. Está no futebol. Kaká foi o melhor. Ganhou tudo em 2007: Campeão do Mundo, melhor do certame e melhor do mundo. Sem máscara, Kaká é um grande exemplo.
POLÍTICA NACIONAL
Os senadores Arthur Virgílio, José Agripino Maia e Álvaro Dias foram, com todas as letras, os grandes comandantes do maior presente de Natal oferecido a todos os brasileiros: o fim da CPMF. Coisa suficiente para garantir aos três o Destaque do Ano.
POLÍTICA INTERNACIONAL
O destaque internacional de 2007 vai para o presidente da França, Nicolas Sarcosi. Principalmente pela firmeza mostrada no enfrentamento dos problemas que visam tornar a França mais competitiva e menos cara para os franceses.
MÍDIA
De novo, e cada vez mais consolidada, embora as nossas agências de publicidade não estarem dando a devida atenção, a Internet continua como destaque. Já substitui os jornais com enorme vantagem e ainda municiam o restante da mídia com notícias on-line.
MÍDIA IMPRESSA
O destaque de mídia impressa nacional vai, desta vez para o jornal Valor Econômico. A abordagem dos assuntos, assim como a profundidade dos mesmos dá uma informação mais esclarecedora sobre os assuntos de economia.
DESTAQUES NEGATIVOS
-
INTERNACIONAL
Sem pestanejar, o destaque negativo do ano vai para o ditador Hugo Chávez. Mesmo que exista mais alguns que fizeram de tudo para ganhar o troféu, Chávez continua imbatível como o pior de todos. A sempre perigosa instituição Foro de São Paulo, embora ainda pouco percebida no Brasil, merece nota pelos aborrecimentos que vai trazer para a América Latina.
NACIONAL
Como destaque negativo do ano, o papel nojento desempenhado pelos nossos deputados federais. Os políticos brasileiros, com raríssimas exceções, por tudo que nunca fazem para ajudar o Brasil. E por tudo que sempre fazem para receber seus salários em dia e sempre maiores. Que isto sirva de motivo para a sociedade sair da inércia e partir para acabar com os cafajestes.
HORS CONCOURS
Dividindo o destaque negativo, o governo petista de Lula, que ao invés de avançar nas reformas que poderiam ter colocado o país na frente de seus competidores lutou pela continuidade da CPMF. O PT, além de ser o partido político mais corrupto do Brasil, continua focado na arrecadação de impostos.