Artigos

10 jun 2015

DESEMBRULHANDO O PACOTE


Compartilhe!           

ENXERGANDO AS MENTIRAS

Passadas as primeiras horas desde a divulgação do esperado -Programa de Investimentos em Logística-, que foi  apresentado pelo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, e encerrado com um inflamado discurso proferido pela presidente Dilma, ao desembrulhar o pacote é possível enxergar, com absoluta clareza, que o governo não deixou de colocar algumas MENTIRAS ( para não fugir à regra, suponho). 


TREM FANTASMA

Em primeiro lugar ficou evidente que praticamente metade das obras anunciadas só foram colocadas dentro do pacote com o propósito de deixá-lo com um tamanho GG, bem mais encorpado. E, para deixar os brasileiros ainda mais frustrados, as necessárias FERROVIAS vão continuar longe de se transformarem em realidade.

 

 


TREM FANSTASMA

Vejam que da parcela que o Programa destina à construção de FERROVIAS, só a Bioceânica, que liga Goiás ao Peru, chegando até o Oceano Pacífico, cujo valor ultrapassa R$ 40 bilhões, não passa de um sonho que jamais se tornará realidade. Trata-se de um novo Trem Fantasma, certamente.


MARCO REGULATÓRIO

Fora as mentiras e enganações -ferroviárias-, as demais CONCESSÕES propostas pelo governo Dilma, que diga-se de passagem a mídia aberta continua insistindo, de forma equivocada e irresponsável, que são PRIVATIZAÇÕES, têm boas chances de acontecer. Com um porém: os investidores só deverão entrar nos negócios se houver a garantia de um correto MARCO REGULATÓRIO. 


EXÉRCITO DOS ATRASADOS

Faço questão de afirmar que as críticas acima não devem ser confundidas com maus presságios ou vontade de que nada dê certo. Ao contrário: quem conhece minimamente a burocracia que impera no nosso pobre país sabe muito bem o tamanho da força do exército dos ideologicamente atrasados, assim como dos dificultadores dos negócios e do desenvolvimento. Essa turma, infelizmente, tem logrado muitas vitórias.  

Além disso, a estratégia dos governos petistas é o uso constante da propaganda, cujo compromisso maior não está na realização das obras, mas, basicamente, no anúncio das mesmas. 


ÁGUA PODRE

Mais: como um programa desta magnitude não acontece da noite para o dia, mas de ano para ano, ou mais, até a realização dos leilões e do início das obras muita água podre, travestida de alta de inflação e baixo crescimento econômico, vai continuar exalando mau cheiro pelo país todo. Não há a menor dúvida quanto a isso, certo?


SÓ PARA 2017

Portanto, considerando que neste ano, 2015, o PIB será negativo, algo como -2%; e em 2016, se nada de mais complicado vier a acontecer com o Programa de Investimento e Logística, também não é esperado algum crescimento; o melhor é guardar os fogos de artifício para serem soltados só a partir de 2017. Bem, até lá....