ESTE É O BRASIL
Pelo número de mensagens que milhares de internautas estão jogando na rede de computadores, com críticas pesadas aos nossos governantes, fico com a impressão de que esses indignados não sabem que o nosso país se chama Brasil e que nós vivemos aqui.
UM HÁBITO CENTENÁRIO
Pela surpresa, espanto e indignação revelados pelos textos, fico a me perguntar: de onde saiu esta repentina insatisfação? Afinal, a irresponsabilidade e a safadeza são comportamentos habituais que nos acompanham há mais de 500 anos, desde a chegada dos descobridores portugueses.
FRUTO DAS VIAGENS AO EXTERIOR?
Pois, a melhor resposta que encontro para esta atitude está na seguinte pergunta: Será que tanta demonstração de indignação já é fruto das viagens que muitos brasileiros estão fazendo ao exterior? Quem sabe...
OLHOS MAIS ABERTOS
O aumento da renda tem levado muitos brasileiros a viajar para o exterior. Dependendo do destino, muita gente passou a conhecer povos mais educados. E o que significa ser cidadão.Visitar países mais desenvolvidos deixa os olhos mais abertos. E a consciência, idem. Portanto, pode ser por aí esta grande intolerância.
O QUE É UMA DEMOCRACIA
Mais: depois que uma verdadeira democracia é descoberta, muito daquilo que existe por aqui passa a ser visto como fraude, injustiça e muita desonestidade. Daí, para ficar revoltado com a nossa falsa democracia e com indiferença com que são tratados assuntos sérios, é um passo.
SÍNDICO
Mesmo assim é inadmissível tanta surpresa ou espanto com tudo que acontece por aqui. Não tem sentido. Se compararmos com a vida em condomínio, pergunto: O que se pode esperar de um prédio em que os proprietários elegem como síndico um sujeito que não tem a mínima noção de administração?
PARA SE LIVRAR DO PROBLEMA
Todos sabem que a maioria dos condôminos se esconde na hora da escolha do síndico. Como ninguém quer assumir o cargo, o escolhido acaba sendo um esperto, quem estava distraído ou quem acabou convencido de que todos o ajudariam. Quando o eleito toma posse e mostra a sua incapacidade para administrar, coisa que não pode ser contestada pelos condôminos que fugiram da encrenca, no dia imediatamente seguinte a ordem é cair de pau no novo síndico, chamando-o de incompetente. Estranho, não?No caso do país é mais ou menos assim, com uma grande diferença: para administrar o Brasil, em todos os níveis, aí muitos querem o cargo, em todos os Poderes. Mas a incompetência, a esperteza e a corrupção, a exemplo do que acontece nos prédios em condomínio, excede. E mesmo assim todos votam. Da mesma forma: para se livrar do problema.