OBRIGAÇÃO ESTÚPIDA
Ontem, a Câmara dos Deputados, seguindo decisões tomadas por governadores e prefeitos que se dizem preocupados com a PANDEMIA, aprovou um projeto de lei que torna OBRIGATÓRIO o USO DE MÁSCARAS DE PROTEÇÃO para circulação em locais públicos em todo o país como medida de enfrentamento ao novo coronavírus.
ATÉ AÍ TUDO BEM
Inicialmente, sem entrar no mérito da questão do USO DA MÁSCARA como medida de proteção para diminuir o avanço desta nova doença, o que mais impressiona, mas não surpreende, é a vontade que os políticos mostram para -OBRIGAR- o que a sociedade deve ou não fazer.
LAVAR EM ÁGUA LIMPA
Vejam que o PRAZER em OBRIGAR é de tal ordem que os deputados ainda não entenderam que as MÁSCARAS precisam ser constantemente higienizadas para que surtam o efeito desejado. Se levarmos em necessária conta que após duas horas de uso as MÁSCARAS precisam ser trocadas ou lavadas, e a maioria da população não tem recursos suficientes para ficar comprando estes acessórios, aí a alternativa que resta é LAVAR AS MÁSCARAS DE PANO, constantemente, em ÁGUA LIMPA e sempre separadas das demais roupas.
ÁGUA SUJA
Ora, considerando que metade da população brasileira (algo em torno de 100 milhões de pessoas) simplesmente não têm acesso ao SANEAMENTO BÁSICO, o que implica em não dispor de ÁGUA LIMPA para uso próprio, isto significa, claramente, que LAVAR MÁSCARAS EM ÁGUA SUJA é potencializar a disseminação de doenças de vários tipos, inclusive o Coronavírus.
MARCO REGULATÓRIO DO SANEAMENTO BÁSICO
Vale lembrar, por oportuno, que o MARCO REGULATÓRIO DO SANEAMENTO BÁSICO está guardado a MIL CHAVES nas imensas gavetas do Congresso Nacional, desde 2018, aguardando para ser votado. Justamente o projeto que pode proporcionar uma vida mais saudável a todos os brasileiros. Pois, ao invés de colocarem em votação e APROVAREM imediatamente esta importante lei, os deputados acharam por bem que deveriam OBRIGAR todos os brasileiros a USAR MÁSCARAS que serão constantemente LAVADAS EM ÁGUA SUJA. Pode?
NOVO VISUAL DO PONTOCRITICO.COM
Como os leitores já perceberam, o PONTO CRITICO está sendo apresentado com um novo e moderno visual. A criação do site ficou ao encargo da empresa Double One e a nova logomarca aos cuidados da designer Fernanda Sacks. Espero que gostem. Detalhe: os editoriais seguem, desde sempre, na mesma e combativa linha liberal!
ESPAÇO PENSAR +
Confira o texto de Percival Puggina - EM BUSCA DO PODER ETERNO -
Clique em ESPAÇO PENSAR + na barra superior da página