Artigos

28 set 2007

DEMOCRACIAS


Compartilhe!           

MELHOR
Desde sempre me acostumei a ouvir que a democracia tem muitos defeitos, mas ainda assim é o melhor de todos os demais regimes. Isto, naturalmente, soa bem nos nossos ouvidos. Porém, é preciso comparar as muitas formas de democracias adotadas pelos mais diversos paises que fazem parte da ONU.
ARMADILHA
A democracia que está em vigor aqui no Brasil, por exemplo, infelizmente não é nada satisfatória. A vontade do povo só é emanada na hora do voto, nas urnas. Depois, mesmo que fique evidente um montão de mentiras e escândalos promovidos pelos eleitos, aos eleitores só resta esperar as próximas eleições para voltar a cair na mesma armadilha.
INTACTOS
Uma prova de que vivemos numa democracia frágil são os privilégios concedidos às castas que tomaram o lugar da velha nobreza do período imperial. Apesar de serem atitudes e direitos condenados constantemente pela maioria da sociedade, não há santo que exorcize o mal. Entra ano e sai ano os privilégios, cada vez mais dispendiosos, permanecem intactos.
DITADURA DAS AUTORIDADES
Só isto já identifica que vivemos numa democracia indecente. E, se forem observados os comportamentos de todos os ocupantes dos - poderes independentes ?, vamos concluir, com todas as letras, que vivemos numa ditadura completa. A ditadura das autoridades. A maior parte daquilo que é aprovado é muito mais de interesse da classe.
SECRETÁRIOS DAS DESPESAS
No nosso regime democrático, sem qualquer ponta de desabafo, não há o mínimo de justiça, bom senso e decência. Ao povo, que deveria decidir o que quer e como quer, só cabe pagar a conta. Contas criadas e sempre aumentadas, em benefício dos verdadeiros Secretários das Despesas Federal, Estadual e Municipal.
APOIO IRRESTRITO
Leiam abaixo o incrível manifesto de governadores, prefeitos, parlamentares e dirigentes políticos, em apoio à entrada da Venezuela no Mercosul. O referido manifesto foi entregue aos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez durante encontro dos dois em Manaus, no último dia 20. Uma pérola, sem dúvida:
MANIFESTO
Manaus, 20 de setembro de 2007 Exmos. Srs. Presidente Luiz Inácio Lula da silva Presidente Hugo Chávez Frias Por ocasião de vosso encontro na cidade de Manaus, nós, governadores, parlamentares e lideranças políticas do Brasil, em especial da região Norte e Nordeste, queremos vir a público manifestar nosso apoio ao imediato ingresso da Venezuela ao Mercosul. Consideramos que a economia brasileira da região tem uma enorme vocação de complementariedade com a economia venezuelana, que poderá se potencializar com sua integração ao bloco de mercado comum do Mercosul. Consideramos também que sua integração oportunizará inúmeros outros projetos entre nossos povos, nos âmbitos sociais, culturais e políticos. Atenciosamente, Ana Julia, governadora do Estado do Pará.Jackson Lago, governador do Estado do MaranhãoEduardo Campos, governador do Estado de PernambucoCid Gomes, governador do Estado do CearáCarlos Lupi, ministro do Trabalho e presidente do PDTManoel Costa, secretário de Reforma agrária do governo de Minas Gerais.João Capibaribe, ex-governador do AmapáLuizianne Lins, prefeita de FortalezaJoão Paulo, prefeito de RecifeRoberto Amaral, vice-presidente do PSBManoel Dias, secretário-geral do PDTJose Carlos de Assis, Diretório Nacional do PRRenato Rabelo, presidente do PCdoBInácio Arruda, senador (PCdoB-CE)João Pedro, senador (PT-AM)Siba Machado, senador (PT-AC)Jose Nery, senador (Psol-PA)Jackson Barreto, deputado (PMDB-SE)Iran Barbosa, deputado (PT-SE)Vanessa Grazziotin, deputada (PCdoB-AM)Valter Pomar, secretário de Relações Internacionais do PT