IMBECIS EM GRANDE ESCALA
Enquanto a CNI disponibiliza dados informando uma sistemática e preocupante queda da produção industrial no nosso empobrecido país, a ATIVIDADE EDUCACIONAL, paradoxalmente, cresce sem parar, produzindo toneladas e toneladas de IMBECIS, em grande escala e com altíssima produtividade.
RABEIRA
Ainda que o dia a dia mostre o quanto procede esta dura realidade, os dados divulgados hoje pelo PISA -Programa Internacional de Avaliação de Alunos-, referente a 2015, cuja prova foi aplicada nos 70 países membros e parceiros da OCDE - Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico-, não deixam dúvida: o Brasil, sem surpresas, aparece nas últimas colocações.
TRÊS ÁREAS
Nas três áreas que o PISA deu ênfase nesta edição, - CIÊNCIAS, LEITURA E MATEMÁTICA-, o Brasil ficou na rabeira em todas, apresentando baixíssimo nível básico de proficiência. Um horror! Em nenhuma delas conseguimos ficar acima do mínimo que a organização considera como aceitável. Que tal?
ENSINO MÉDIO
Ora, mesmo sem surpreender, o fato é que com este nível de EDUCAÇÃO não há como fazer o país prosperar. Mais: o resultado das provas explicam, perfeitamente, as razões para tanta revolta quanto as mudanças que o governo esta propondo para o Ensino Médio. A imbecilidade chegou a um nível tal, que grande parte dos alunos (+ de 70%) preferem se manter neste lamentável estágio por todo o sempre. Pode?
LEITURA E MATEMÁTICA
No que diz respeito a LEITURA, mais uma vez ficou evidente que os brasileiros em geral (percentual altíssimo) é ANALFABETO FUNCIONAL. Quando consegue ler algum texto, dificilmente consegue interpretar o que leu.
Já na MATEMÁTICA, a situação é ainda mais desesperadora: o Brasil apresentou a pontuação mais baixa nas últimas cinco edições do Programa. Ou seja, neste período (5 anos) os brasileiros conseguiram desaprender o pouco que haviam conseguido. Terrível, não?
CRESCE SEM PARAR
Como a EDUCAÇÃO é fundamental sob todos os aspectos, confesso que não há como ser otimista com este quadro dantesco revelado pelo PISA. Pior fica é que as nossas -autoridades- não só sabem disto como estimulam a burrice. Gostem ou não, o fato é que no nosso pobre país a IDIOTICE cresce sem parar. Vai, como disse acima, de vento em popa. Argh!