CRÍTICAS
Nos países democráticos é normal os governos receberem críticas por parte da sociedade. Diante desta verdade absoluta, não teria sentido imaginar que o governo Dilma-Petista, pelo que tem feito e, principalmente pelo que não tem feito, só estaria sujeito a receber aplausos.
VIA IDEOLÓGICA
O que chama atenção, no entanto, é que todas as críticas que os liberais (ou sensatos) fazem aos governos petistas, principalmente na área econômica, nunca são devidamente avaliadas, por mais óbvias que sejam. A única preocupação que move os petistas é a tentativa de destruição de qualquer comentário ou opinião pela via ideológica. Pode?
MAQUIAGEM
Como o REGIME DE CAIXA não admite entendimentos ideológicos, os argumentos e projeções numéricas, que sistematicamente tenho utilizado para respaldar as minhas críticas, não propiciam desmentidos e muito menos espertezas (afinal, os números jamais mentem). Sabendo disso, sem o menor constrangimento, para esconder a realidade revelada pelos números oficiais, o PT preferiu maquiar balanços e relatórios.
EMBI+
Uma vez esclarecido este detalhe vejam, por exemplo, o que revela o importante índice que mede o RISCO DOS PAÍSES EMERGENTES no mercado internacional, conhecido como EMBI+, ou EMERGING MARKETS BOND INDEX PLUS.Este índice (EMBI+), só para lembrar, serve para medir o grau de perigo (ou risco) que um país representa para um investidor estrangeiro.
PONTUAÇÃO BASEADA NA POLÍTICA FISCAL
Observando a pontuação (conferida pelo mercado) obtida diariamente pelos países emergentes, baseada principalmente na política fiscal, mostra que um ano atrás (dia 6 de novembro de 2012), o grau de risco-Brasil estava em 139 pontos-base. Hoje (um ano após), a pontuação registra 222 pontos-base, ou seja: uma alta de 64% da taxa de risco do nosso pobre país. Que tal?
ALTA DE 64% NO RISCO
Ora, o que faz melhorar ou piorar a TAXA DE RISCO de qualquer país, é a forma com que os governos cuidam das contas públicas. Portanto, se o RISCO-BRASIL aumentou significativamente nesses últimos 12 meses (64%), é porque algo ruim vem acontecendo com as nossas contas públicas. E isto, mais do que sabido, não representa novidade alguma, não?
INVESTMENT GRADE
Ainda não posso afirmar que o INVESTMENT-GRADE conquistado pelo Brasil no mercado financeiro internacional, está perto de ser cassado. Entretanto, o que posso afirmar é que o desencanto dos investidores internacionais já deu as caras por aqui. Infelizmente, ao invés de raciocinar de acordo com o que os números mostram, a equipe econômica do governo Dilma vai, como sempre faz, desancar o pau em quem afirma que o Brasil está no mau caminho.