Artigos

08 mai 2007

DAY AFTER, OU LENDEMAIN


Compartilhe!           

NICOLAS SARKOZY
Assim como os americanos se referem ao Day After-, ou Dia Seguinte, os franceses estão dizendo -Lendemain- para avaliar o que deve acontecer a partir deste primeiro momento após a vitória de Nicolas Sarkozy como presidente da já chamada Nova França.
NOVA GERAÇÃO
A nova geração de franceses cansou de tanta bagunça. Preferiu adotar uma nova postura depois de sentir na pele os estragos provocados pelos imigrantes e pelas decisões dos vários governos socialistas na França. Desemprego acentuado, dificuldade para contratar devido ao alto custo e ridícula redução da carga horária de trabalho, mais fizeram aumentar os empregos na Inglaterra. Assim como a mudança das sedes de muitas empresas francesas para aquele país.
EXCESSO DE DIREITOS
Sarkozy ganhou por pouco, é verdade. Devido às tradições e costumes socialistas impregnados por tantos anos, que levam muito tempo para desaparecer. Mas, ainda assim, o suficiente para mostrar o quanto os franceses já não suportam mais tanta tolerância promovida por aqueles que só defenderam direitos sociais e humanos absurdos.
CONSERVADOR
Sarkozy é conservador, o que não é atributo para fazer da França um exemplo de governo moderno e eficiente. Ao menos já promete uma nova lei de imigração que limita o reagrupamento familiar nos casos em que o demandante tenha um trabalho que lhe permita manter sua família sem subsídio. Mais: candidatos a imigração precisarão falar francês doravante.
MUDANÇAS
O número de ministérios na França não deve passar de 15 (viu Sr. Lula?). E na economia a idéia fixa de Sarkozy é flexibilizar a burra jornada de trabalho de 35 horas, propor dedução fiscal na compra de imóveis e a diminuição de impostos obre doações e sucessões. Que tal?
PARA COMPETIR
É lógico que a França precisa de muito mais para competir com a vizinha Inglaterra, por exemplo. Mas para o Day After, ou Dia Seguinte, ou ainda o Lencemain, a expectativa está pra lá de boa. Os franceses esperançosos que o digam. Os novos, com certeza. Acorda Brasil.
TÁ NA MESA
A presidente-executiva da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Pereira Johannpeter, participa na próxima quarta-feira, 9/5, da reunião-almoço Tá na Mesa, da Federasul. Ela falará sobre: ?A Força Sinérgica do Voluntariado? e a Parceiros Voluntários será homenageada pelos seus 10 anos.
PALESTRA
A SOFTSUL, em parceira com o Consultor Organizacional Ângelo Pastro, realiza dia 17 de maio (quinta-feira) a Palestra O Desafio de Reter Talentos, no Tecnopuc (prédio 96D, sala 208), das 19h às 22h. A palestra passa em revista os motivos, os bloqueadores, as premissas básicas, o modelo alternativo e reflexões sobre uma gestão eficiente para reter o capital humano. Informações e inscrições: cdrh@softsul.org.br .
CONGREGARH
A Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional RS, realiza a terceira edição do CONGREGARH, entre os dias 14 e 16 de maio, no prédio 41 da PUCRS. O tema desta edição será Gestão Baseada em Valores, dividido em três momentos: Ser, Conhecer e Realizar. As inscrições podem ser feitas pelo site www.abrhrs.com.br/congregarh .
DIA DAS MÃES
Todo mundo sabe que mãe é especial e é uma só. Pensando nisso, o Sheraton reuniu o melhor da culinária contemporânea e da cozinha brasileira num almoço em homenagem ao dia que é totalmente delas. No domingo, 13, um verdadeiro festival gastronômico aguarda as famílias, que serão recebidas com drinks nos dois restaurantes do hotel.
ELEIÇÕES
Terão chapa única as eleições da nova Diretoria da Sociedade de Engenharia do RS (Sergs) para o biênio 2007/2009, que serão realizadas no dia 24 de maio. A nominata é liderada pelo atual presidente, eng. Newton Quites e tem o apoio de todos os ex-presidentes da entidade. A posse dos novos dirigentes acontece em junho, quando a Sergs comemora 77 anos de fundação.