Artigos

05 jun 2015

CULTURAS ENRAIZADAS


Compartilhe!           

TEMPO E INTENSIDADE

Ainda que se seja crescente neste momento o número de brasileiros que gostariam de ver um Brasil mais justo, consciente e administrado com competência, qualquer esperança de que algo de bom realmente aconteça dependerá muito do TEMPO e da INTENSIDADE que os interessados vão precisar empregar para obter as mudanças.


TEMPO

Primeiramente é preciso ter em mente que mudanças -culturais- levam, no mínimo duas gerações para serem assimiladas e/ou digeridas. O sucesso, portanto, dependerá do tamanho do exercício que deve ser diário, insistente e muito focado. Como se vê, a administração do tempo já é extremamente difícil.


INTENSIDADE

Pois, se o TEMPO já se traduz num complicador determinante, a INTENSIDADE para mudar uma -cultura- exige um esforço descomunal, que começa pela instrução escolar e, a partir daí, ainda precisa ser sustentada por forte e continuada campanha de comunicação.
 


POSITIVISMO

Vejam, por exemplo, o quanto a cultura do POSITIVISMO foi CAUSA determinante para fazer do Brasil um país atrasado e cheio de problemas. Começando pelo lema -Ordem e Progresso-, que aparece na bandeira do Brasil, que é pura inspiração -positivista-. O -progresso-, só para esclarecer, nada mais é do que a expressão máxima buscada pelo -positivismo- dentro de um processo do NACIONAL-TRABALHISMO (nacionalismo).
 


NACIONALISMO

No Brasil, o -NACIONALISMO- encontrou no cérebro dos brasileiros, principalmente em função do baixo nível de instrução, um ambiente extremamente fértil para se desenvolver. Como tal já se tornou uma -cultura- que faz parte do DNA do nosso povo. O que, por si só, já impõe forte dificuldade de remoção.

 


POPULISMO

Pois, sem abalar minimamente os alicerces do espírito -nacionalista- que desde o período de Getúlio Vargas os -trabalhistas- cuidaram de impregnar nos cérebros da imensa maioria do povo, o governo do PT ainda despejou por cima, com forte intensidade, nesses últimos 12 anos de governo, uma poderosa nata de -populismo- na cabeça dos pobres condenados. Mais: com alto poder doutrinário.


EDUCAÇÃO LIMPADORA DE CÉREBROS

Diante de tamanho estrago chega-se a uma simples conclusão de que jamais conseguiremos remover muita coisa da cabeça do povo. Mesmo que se imponha um potente programa de educação que tenha como propósito limpar o cérebro dos contaminados, os genes vão resistir de forma muito dura. Tomara que a resistência não seja maior do que a esperança dos interessados nas mudanças...