QUARENTENA NO MÉXICO
Como estou em Playa del Carmen, ao lado de Cancún, cumprindo os necessários 15 dias de quarentena para poder ingressar nos EUA, tenho assistido com boa frequência o canal de notícias da TV Azteca -ADN 40-, que despeja notícias de fatos que acontecem no mundo todo, com ênfase naquilo que diz respeito ao México e arredores.
PRESIDENTE OBRADOR
Pois, ontem, em entrevista que concedeu ao canal ADN 40, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, um SOCIALISTA de CORPO INTEIRO, ao ser perguntado sobre a situação de Cuba disse, categoricamente:- lo primero que se debería hacer es suspender el bloqueo a Cuba, como lo están solicitando la mayoría de los países del mundo-.
DIREITOS FUNDAMENTAIS
Ora, em primeiro lugar, a bem da mais pura verdade, os EUA jamais BLOQUEARAM O COMÉRCIO DE CUBA COM TERCEIROS, ou seja, COM OUTROS PAÍSES MUNDO A FORA. Mais: a medida foi tomada porque o governo comunista de Cuba, desde sempre, não cumpre minimamente com os DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS do pobre povo cubano.
PRIMEIRA EXIGÊNCIA
Portanto, EM PRIMEIRÍSSIMO LUGAR, muito antes de pedir o FIM DO EMBARGO, ou BLOQUEIO COMERCIAL imposto pelos EUA, todos os países do mundo deveriam EXIGIR do governo comunista de Cuba o CUMPRIMENTO do que está posto na -Declaração Universal dos Direitos Humanos-, adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (resolução 217 A III) em 10 de dezembro 1948.
TODOS OS ITENS DESRESPEITADOS
Para quem não sabe, isto significa, em síntese, GARANTIR O DIREITO À VIDA, À PROPRIEDADE, À LIBERDADE E A BUSCA DA FELICIDADE. Ora, como o governo comunista, além de FUZILAR milhões de cubanos também CONFISCOU as PROPRIEDADES e, literalmente, ACABOU COM A LIBERDADE INDIVIDUAL na Ilha, todos os itens que constam na DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, proclamada pela ONU, foram simplesmente ignorados e/ou desrespeitados.
BASTA DESTRUIR A CAUSA
Uma coisa ninguém em sã consciência tem dúvida: no momento em que o governo cubano resolver cumprir com os DIREITOS HUMANOS, devolvendo as propriedades aos seus legítimos donos (as vidas, infelizmente, não podem ser restituídas), assim como a liberdade individual, o EMBARGO desmorona. De novo: DESTRUINDO A CAUSA, a CONSEQUÊNCIA MORRE.
ESPAÇO PENSAR +
Leia no ESPAÇO PENSAR+ de hoje: O QUE CUBANOS E BRASILEIROS TEMOS EM COMUM, por PERCIVAL PUGGINA. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar