INVENÇÕES
É fato que nunca se pode confiar em qualquer número divulgado pelo governo cubano ou outro governo comunista. Até porque não há transparência nem possibilidade de acesso às informações que só Fidel e sua equipe dispõe. Sabendo disto eles inventam e dizem o que bem entendem e acredite quem quiser.
POUCA TRANSPARÊNCIA
Ainda assim, certas coisas não têm como serem escondidas, apesar dos esforços da ditadura de Fidel. Principalmente quando são pesquisadas e informadas por alguém de casa, como é caso do jornalista/economista cubano que vive o dia a dia da ditadura do seu país.
MEDO DOS TURISTAS
Cuba, como todos sabemos, é um país que nos últimos anos vinha obtendo bons ingressos de moeda graças ao turismo internacional. Tanto de turistas pessoas físicas quanto de empresas do ramo das quais vinha admitindo investimentos importantes, embora sempre com controle majoritariamente nacional. Tal qual Hugo Chávez e Evo Morales, em seus respectivos países, também já estão fazendo.
CONTAMINAÇÃO IDEOLÓGICA
Agora, movidos pelo forte receio de uma contaminação ideológica advinda por parte dos turistas visitantes, como conta o economista e repórter cubano, Oscar Espinosa Chepe, o governo de Fidel achou melhor deter o desenvolvimento do setor e dar uma marcha ré com toda a força. Isto, obviamente, não é divulgado no Gramna, jornaleco único e oficial de Fidel.
TENDÊNCIA MANTIDA
Em 2006, por conta das decisões do governo, já houve uma redução de entradas de estrangeiros em Cuba, na ordem de 3,6%. Esta tendência se manteve acentuada em janeiro de 2007 com uma queda de 7,0%, e em fevereiro com 13%. Considerando que são meses de alta temporada os números impressionam. E o governo cubano não informa coisa alguma.
REDUÇÃO DE EMPRESAS
É óbvio que as medidas tomadas não vem sendo dirigidas somente contra o turismo. As empresas mistas (até porque não existem investimentos puros de empresas estrangeiras) também foram reduzidas drasticamente. Como conta o repórter Oscar Chepe, das 313 empresas que abriram as portas em 2004 só 236 ainda restavam no final de 2006.
SEREI CONTESTADO?
É importante salientar que tão logo a Venezuela passou a dar uma boa mesada para Cuba, estas providências de dificultar a entrada de empresas e de turistas se acentuaram. Será que desta vez também vão me contestar? Melhor: vão contestar o repórter cubano?
MANUAL VIDA
A partir de agora, em todos os automóveis Chevrolet vendidos no RS, serão colocados, além do ?Manual do Proprietário?, também o ?Manual da Vida?, com os cuidados necessários para a preservação da vida dos motoristas e não apenas dos cuidados com os carros.
DISTRIBUIDORA HP
A HP anunciou a contratação da Mazer como distribuidor dos produtos de Imagem e Impressão e de computação pessoal e mobilidade visando ampliar a cobertura de mercado da HP na região Sul do país.
RESÍDUOS SÓLIDOS
Acontece nos dias 17, 18 e 19 de maio, no Centro de Eventos da FIERGS, o 1º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos. O objetivo principal é Discutir a busca de formas de aproveitamento e destinação dos resíduos sólidos gerados pelas instituições privadas e pelos serviços públicos de manejo de resíduos sólidos. Inscrições através do site: www.institutoventuri.com.br.
MERCOPAR 2007
O SINMETAL está iniciando sua missão de organizar e estimular empresas à participarem da MERCOPAR 2007, que acontecerá de 23 a 26 de outubro em Caixas do Sul. Neste ano, o espaço locado pelo Sindicato é de 143m² e várias empresas já confirmaram sua participação. Para maiores informações e inscrições: (51) 3337-9495.