Artigos

22 ago 2018

CRISES NÃO SÃO CAUSAS, APENAS EFEITOS


Compartilhe!           

SOCIEDADE PENSAR+

Em 2009, quando me ofereci para redigir a ata da reunião que resultou na criação da SOCIEDADE PENSAR+, tratei de dar destaque  aos PROPÓSITOS que deveriam ser seguidos por todos aqueles que a partir de então viessem a se associar.   


ESCLARECIMENTOS

A tarefa primordial, ou PROPÓSITO-MATER é a necessidade de PRODUZIR e/ou COMPARTILHAR ao máximo os necessários ESCLARECIMENTOS quanto à relação -CAUSA/EFEITO- sobre tudo aquilo que cada integrante entender como RELEVANTE para todos. 


CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

Pois, fiel aos PROPÓSITOS da SOCIEDADE PENSAR+, desde então venho esclarecendo, à exaustão, o quanto os brasileiros em geral atacam, de forma equivocada, as CONSEQUÊNCIAS como responsáveis pelos nossos problemas.  Com isto as CAUSAS permanecem intactas e contribuem para mais problemas.


CRISE NÃO É CAUSA

Vejam, por exemplo, que não são poucos aqueles que apontam a CRISE como CAUSA  dos infinitos problemas que resultaram na destruição da economia brasileira produzindo enorme quantidade de desempregados.  


É CONSEQUÊNCIA

Ora, a bem da verdade é preciso esclarecer que CRISES nada têm de CAUSAS de eventuais problemas. São, isto sim, CONSEQUÊNCIAS das atitudes e decisões -equivocadas- tomadas por governantes -ingênuos, incompetentes e/ou ideologicamente comprometidos. 


REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Vejam, por exemplo, a CRISE FISCAL que o Brasil enfrenta. A CAUSA desta CRISE está na pouca ou nenhuma disposição dos governantes quanto à eliminação do DÉFICIT das contas públicas. Bastaria aprovar a decantada Reforma da Previdência Social, e acabar de vez com as absurdas vantagens concedidas aos funcionários públicos.