Artigos

05 out 2005

CONTRIBUINDO COM O 4º SETOR


Compartilhe!           

CIDADANIA AUTÊNTICA
A cidadania deveria ser uma resultante da conjugação de duas situações: maturidade e discernimento. A primeira é conquistada, formalmente, pela idade. A nossa Constituição prevê a chegada da maturidade, ou responsabilidade, aos 18 anos. Até então o indivíduo é dependente de outro cidadão. Já o discernimento é mais complicado e não exigido por lei, apesar de ser mais importante. É com o discernimento que as pessoas adquirem a lógica, a capacidade de escolha e o entendimento da probabilidade das ocorrências, definido por risco. Quem não tem discernimento não poderia, por exemplo, votar, dirigir automóvel, cuidar de pessoas, etc...
PARCELA SUFICIENTE
Pois, no Brasil, o que mais existe são pessoas sem a mínima capacidade de saber o que fazem, entender textos lidos e as conseqüências de seus atos. Tudo por falta de saúde mental e educação suficiente. Pois, são exatamente estas pessoas que, pelo número fantástico registrado, decidem os nossos destinos. Gente, elas contribuem com a parcela suficiente para que o pior seja aprovado. São muito fáceis de serem manipuladas e cooptadas e se encantam imediatamente com chaveirinhos, espelhinhos, bonés e camisetas.
PLEBISCITO DEFINIDO
Antes, estas pessoas eram procuradas. Hoje, já se oferecem dizendo o que gostariam de ganhar. Se nada do que é solicitado está disponível, com algumas balas de goma tudo se resolve. Como esta massa de atrofiados mentais mais se diverte vendo novelas na TV basta alguns atores dizerem o que devem fazer e o bando já fica excitado e concorde. É por isto que o plebiscito já está definido. Alguém duvida? A falta de discernimento confirma
CONTÍNUO CRESCIMENTO
Este estado de coisas explica o enorme e contínuo crescimento do 4º Setor, ou seja, o Setor Crime. Enquanto os envolvidos com o 3º Setor - Organizações Não Governamentais - dizem que se dispõem a fazer aquilo que o 1º e o 2º Setor não se interessam em fazer, suas providências, chamadas ridiculamente de Responsabilidade Social, mais ajudam a desenvolver as falcatruas, os crimes organizados, os crimes desorganizados, as contravenções, a informalidade, a pirataria e tudo mais.
PAPEL CORRETO
Uma ONG séria seria aquela a usar o tempo disponível para tratar realmente da maior, senão a única Responsabilidade Social: exercitar a pregação para uma diminuição de impostos. Este o grande papel ainda não desempenhado.
COMPLACENTES
Até parece que a sociedade brasileira ainda não aprendeu que os políticos zombam constantemente de todos nós. Corporativos indecentes vivem se aproveitando das vantagens de um poder, assegurado e conferido por eles próprios, para continuar sugando o sangue do povo. Sabem que o povo aqui é passivo e pacífico e que se satisfaz mais em gritar sem jamais escalpelar. É por isto que eles querem um povo desarmado. Para evitar que, em algum momento deixemos de ser complacentes.
GREVE DE FOME
A greve de fome que o bispo, dom Luiz Flávio Cappio, está fazendo por ser contrário ao projeto de transposição das águas do Rio São Francisco, merece observação. Tem todo o direito o sacerdote de ser contra a transposição. Ninguém lhe tira este direito. Mas, no meu entendimento, se ele quer morrer pela causa que assim seja. Afinal, quantos estão morrendo por falta de água que pode ser resolvida com a obra? Isto o bispo não leva em consideração? O que ele está fazendo é a prova do egoísmo sem virtude.