Artigos

26 dez 2007

CONTAGEM REGRESSIVA


Compartilhe!           

CPMF
Considerada a maior vitória obtida pelos brasileiros em 2007, na contagem regressiva do tempo só faltam agora cinco dias para o fim da CPMF. Portanto, embora todos devam sonhar com um ano novo sempre melhor, só o fato de termos nos livrado da estúpida contribuição já vale uma festa.
PROGNÓSTICOS
Desta vez, no Brasil, está mais fácil fazer prognósticos para o novo ano que está chegando. Segundo pesquisa divulgada pela FGV e CNI, o mercado interno é o grande alvo das indústrias brasileiras. E, a considerar os investimentos que estão sendo feitos, muita coisa pode acontecer.
CRÉDITO
O crescimento do crédito é o estimulo encontrado pelos empresários, cuja taxa deve alcançar algo como 38% do PIB. Independente de outros setores que estarão bem aquecidos, só o mercado imobiliário já garante um crescimento vigoroso, pelo aumento dos prazos de financiamento e pela abundância de recursos existentes no setor.
VEDETES
Se, em 2007, as grandes vedetes dos consumidores foram os computadores, com vendas atingindo níveis recordes, o ano já termina com a certeza de que a TV digital e o celular de terceira geração vão mexer fortemente com o mercado de consumo em 2008.
IMPOSTOS
O mais importante: o que impulsionou para valer a venda dos computadores foi a redução de impostos e o crédito disponível. Ora, se a redução de tributos anima a economia, qual a razão para não estender a vantagem para todos os setores?
REFORMA
O recado foi dado pelo mercado: só a arrecadação dos tributos do segmento foi duas vezes maior do que aquela verificada antes da redução das alíquotas de impostos. Razão de sobra para promover uma completa reforma fiscal e tributária no país.
TRÂNSITO
De forma definitiva ficou claro que campanhas de prevenção de desastres (nada a ver com acidentes) de trânsito, não surtem o menor efeito. Enquanto as leis forem brandas e a aplicação das mesmas não for muito rígida, nada vai mudar.