Artigos

27 jun 2011

COMPARAÇÕES IMPORTANTES


Compartilhe!           

INTRIGANTE
Viajar para a Europa, ou para os EUA, definidos como os destinos mais preferido pelos brasileiros mesmo depois de várias idas e vindas continua sendo um acontecimento festejado, comentado, mas ainda assim muito intrigante.
SENTIMENTO
Esta minha participação na Vinexpo, pela rota escolhida, me fez passar por Lisboa, Paris e várias cidades da França até chegar a Bordeaux.Para tanto, todos modais de transportes, tanto para conhecer os lugares quanto para enfrentar as grandes distâncias, estão à disposição dos turistas, como: metrô, automóvel, avião, trem e barcos. Pois só por aí o sentimento de qualquer brasileiro já é uma mistura de prazer, indignação e inveja.
INFRA-ESTRUTURA
Mesmo que a Europa esteja enfrentando uma séria crise, cujos problemas e necessidades de enfrentamento tenho comentado bastante, o fato é que em todos os países do Bloco a infra-estrutura é total. A de transporte, que mais chama a atenção dos turistas, é impressionante e continua existindo. Ou seja, a crise não acaba com a infra-estrutura.
COPA DO MUNDO
Se este é um assunto que os turistas brasileiros comentam sempre, nos dias de hoje mais ainda. Afinal, como a Copa do Mundo em 2014 já está quase aí, uma coisa é certa: não teremos nem 10% do que nos é oferecido em qualquer país da Europa ou nos EUA.
EUROPA
Na Europa, quem precisa se deslocar de um lugar para outro, quer seja dentro de um país quanto para qualquer outro, todos os meios de transporte disponíveis (rodoviário, aéreo, ferroviário e náutico) funcionam. E além de funcionarem são muito competitivos entre si, em termos de custo e conforto.
BRASIL
No Brasil, embora pra lá de sabido, e lamentado, a infraestrutura de transportes é um deboche: o modal rodoviário, que domina o nosso sistema, é simplesmente de amargar; o aeroportuário está totalmente esgotado; o ferroviário não existe; e o de navegação é uma lástima. Isto que temos muitos lagos e rios além de uma imensa costa.
ZERO
Já se passaram mais de quinhentos anos do descobrimento da América e quase duzentos da independência do Brasil. Enquanto os EUA, que têm a mesma idade do Brasil, têm uma infraestrutura invejável, nós decidimos que isto não era importante. Pode? Pois é gente, a Copa do Mundo de 2014 já está confirmada. Vai acontecer mesmo no Brasil. E com todas as providências possíveis e imaginárias, o evento não nos colocará no nível de qualquer país da Europa, ou dos EUA.Mal e porcamente, quem sabe, ainda podemos ter alguma melhoria em alguns aeroportos. O restante é zero. Zero de ferrovias, de metrô, de barcos e de novas estradas.